O Governo assinou um despacho que proíbe a realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração entre sábado e terça-feira, nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal.

Esta decisão conjunta do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, surge na sequência das previsões meteorológicas que dão para o continente temperaturas superiores a 30º a partir de sábado e elevado risco de incêndio.

Numa nota, o Governo destaca que esta decisão resulta das informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre o agravamento do risco de incêndio para a globalidade do território do continente.

Decorre ainda do aviso à população da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC) sobre o perigo de incêndio rural, do comunicado técnico-operacional da ANPC que determina a passagem ao Estado de Alerta Especial Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais nos distritos de Beja, Évora e Faro.

“Do comunicado técnico-operacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que determina a passagem ao Estado de Alerta Especial Azul, que passará a ‘Amarelo’ às 00:01 de domingo, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais nos distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal”, adianta a mesma nota.

Leia também...

Governo declara estado de alerta em todo o país

O ministro da Administração Interna e a ministra da Saúde vão declarar…

BE considera “inadmissível” atrasos nos salários de trabalhadoras da limpeza em Torres Novas

O Bloco de Esquerda considerou “inadmissível” o atraso no pagamento dos salários…

Municípios com actividade taurina exigem mesmo tratamento que outras actividades

Os Municípios com Atividade Taurina exigem ao Governo que os espectáculos tauromáquicos…
Foto de Arquivo

Surto de covid-19 no Hospital de Torres Novas com 15 infectados entre doentes e profissionais

15 pessoas testaram positivo à covid-19 na enfermaria 5A, afecta ao serviço…