O Ministério do Ambiente vai fiscalizar as explorações pecuárias existentes nas imediações do rio da Fonte. A medida foi revelada em resposta uma pergunta da deputada Fabíola Cardoso, do Bloco de Esquerda (BE), sobre uma descarga poluente no rio da Fonte em Pontével, Cartaxo.

Segundo o BE, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática revelou que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR têm previstas fiscalizações naquelas industrias e admitiu que que a massa de água do rio da Fonte está classificada com “estado inferior a Bom” ou “Razoável”, devido aos valores de parâmetros físico-químicos, biológicos e hidromorfológicos.

Em comunicado, o BE refere que a “poluição de linhas de água é um problema recorrente, não só no distrito de Santarém, mas também ao nível nacional”

O partido assinala ainda que “continuará a acompanhar de perto o estado ambiental do rio da Fonte e a exigir que se apurem todas as responsabilidades das entidades envolvidas”, e acrescenta que a “população local tem direito à fruição de um ambiente saudável e aprazível”.

Leia também...

Estrada que liga Amiais a Alcanena fechada devido a obras de requalificação

A Estrada Regional (ER) 361, que liga Amiais de Cima a Alcanena, vai estar fechada ao trânsito, entre os dias 30 de Junho e…

Arena d’Almeirim: Um espaço multiusos e 12 lojas dedicadas aos produtos regionais

A Santa Casa da Misericórdia de Almeirim inaugurou esta quarta-feira, 1 de Maio, um novo conceito de Praça de Toiros, em Almeirim. A nova…

Hospitais vão poder contratar sem autorização do Governo, à excepção de médicos

Os hospitais vão poder contratar profissionais de saúde para substituir saídas definitivas ou temporárias por mais de 120 dias sem autorização do Governo. Um…

Governo dá mais um mês aos proprietários para que limpem os terrenos

O Governo prorrogou por um mês, até 31 de Maio, devido à covid-19, o prazo para que os proprietários limpem os seus terrenos, no…