O Ministério do Ambiente vai fiscalizar as explorações pecuárias existentes nas imediações do rio da Fonte. A medida foi revelada em resposta uma pergunta da deputada Fabíola Cardoso, do Bloco de Esquerda (BE), sobre uma descarga poluente no rio da Fonte em Pontével, Cartaxo.

Segundo o BE, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática revelou que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR têm previstas fiscalizações naquelas industrias e admitiu que que a massa de água do rio da Fonte está classificada com “estado inferior a Bom” ou “Razoável”, devido aos valores de parâmetros físico-químicos, biológicos e hidromorfológicos.

Em comunicado, o BE refere que a “poluição de linhas de água é um problema recorrente, não só no distrito de Santarém, mas também ao nível nacional”

O partido assinala ainda que “continuará a acompanhar de perto o estado ambiental do rio da Fonte e a exigir que se apurem todas as responsabilidades das entidades envolvidas”, e acrescenta que a “população local tem direito à fruição de um ambiente saudável e aprazível”.

Leia também...

José Melro foi chamado à Selecção Nacional Sub-18

Aos 17 anos de idade, José Melro, avançado da União Desportiva de Santarém, integrou esta semana o estágio da Selecção Nacional Portuguesa de Sub-18…

IP vai lançar concurso de 7,5ME para requalificação do IC2 em Rio Maior

A Infraestruturas de Portugal vai lançar, em Março, o concurso público para a empreitada de requalificação do IC2/EN1 entre o nó da Asseiceira, concelho…

Três homens detidos por violência doméstica em dois dias no concelho de Santarém

A GNR de Santarém deteve três homens, de 60, 41 e 47 anos de idade, nos dias 11 e 12 de Fevereiro, pela prática…

Azeredo Lopes chocado com a facilidade com que os paióis podiam ser assaltados

O ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes disse em tribunal que o caso de Tancos era muito mais do que “só uma investigação criminal” e…