O Ministério do Ambiente vai fiscalizar as explorações pecuárias existentes nas imediações do rio da Fonte. A medida foi revelada em resposta uma pergunta da deputada Fabíola Cardoso, do Bloco de Esquerda (BE), sobre uma descarga poluente no rio da Fonte em Pontével, Cartaxo.

Segundo o BE, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática revelou que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR têm previstas fiscalizações naquelas industrias e admitiu que que a massa de água do rio da Fonte está classificada com “estado inferior a Bom” ou “Razoável”, devido aos valores de parâmetros físico-químicos, biológicos e hidromorfológicos.

Em comunicado, o BE refere que a “poluição de linhas de água é um problema recorrente, não só no distrito de Santarém, mas também ao nível nacional”

O partido assinala ainda que “continuará a acompanhar de perto o estado ambiental do rio da Fonte e a exigir que se apurem todas as responsabilidades das entidades envolvidas”, e acrescenta que a “população local tem direito à fruição de um ambiente saudável e aprazível”.

Leia também...

Distrito de Santarém sob aviso amarelo devido à chuva

O distrito de Santarém está hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, devido a uma…

Homem detido por posse ilegal de arma de fogo

A GNR de Salvaterra de Magos deteve um homem de 52 anos, no dia 13 de Abril, por posse ilegal de arma de fogo,…

Comunicado da GNR: Reuniões interinstitucionais

Os Comandantes e dirigentes máximos da Guarda Nacional Republicana (GNR), Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE),…

Cartões clonados na caixa multibanco junto à Rodoviária

Várias pessoas foram lesadas em centenas de euros, nos últimos dias, depois de lhe ser clonado o cartão multibanco na caixa junto à Rodoviária,…