O Ministério do Ambiente vai fiscalizar as explorações pecuárias existentes nas imediações do rio da Fonte. A medida foi revelada em resposta uma pergunta da deputada Fabíola Cardoso, do Bloco de Esquerda (BE), sobre uma descarga poluente no rio da Fonte em Pontével, Cartaxo.

Segundo o BE, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática revelou que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR têm previstas fiscalizações naquelas industrias e admitiu que que a massa de água do rio da Fonte está classificada com “estado inferior a Bom” ou “Razoável”, devido aos valores de parâmetros físico-químicos, biológicos e hidromorfológicos.

Em comunicado, o BE refere que a “poluição de linhas de água é um problema recorrente, não só no distrito de Santarém, mas também ao nível nacional”

O partido assinala ainda que “continuará a acompanhar de perto o estado ambiental do rio da Fonte e a exigir que se apurem todas as responsabilidades das entidades envolvidas”, e acrescenta que a “população local tem direito à fruição de um ambiente saudável e aprazível”.

Leia também...

Estado assume obras na encosta de Santarém que ameaça Linha do Norte

O Governo deu luz verde à empreitada de reabilitação da Encosta das Portas do Sol, em Santarém, sobranceira à linha ferroviária do Norte. Segundo…

Aluna infectada com Covid-19 leva pais a pedir fecho de escola em Coruche

Uma aluna, de 15 anos de idade, da Escola Secundária de Coruche, deu positivo com o Covid-19 e levou a Associação de Pais e…

‘A água na Agricultura’ é o tema da Feira Nacional de Agricultura 2020

‘A água na Agricultura’ é o tema em destaque na 57ª Feira Nacional de Agricultura / 67ª Feira do Ribatejo (FNA20) que se realiza entre…

Três dos sete detidos por furto de cobre ficam em prisão preventiva

Três dos sete homens detidos por furto de cobre numa Pedreira em Vale dos Ovos, concelho de Tomar, vão aguardar julgamento em prisão preventiva.…