O Governo quer equipar todos os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) do país com consultórios dentistas até ao final desta legislatura, uma medida existente em 89% da rede.

Em declarações aos jornalistas, depois de inaugurar um consultório dentista no Centro de Saúde de Valbom, concelho de Gondomar, Marta Temido referiu que actualmente Portugal tem “105 consultórios de saúde oral nos cuidados de saúde primários”, algo que quer “aumentar”.

“A aposta na saúde oral tem sido uma marca da acção governativa da anterior legislatura que vai perdurar na actual legislatura. A par do cheque dentista, temos feito a aposta nos cuidados de proximidade, nos centros de saúde. Temos 80% dos nossos Agrupamentos de Centros de Saúde com respostas de saúde oral e 40% dos nossos concelhos com respostas de saúde oral. O objectivo é a cobertura integral nesta legislatura”, anunciou a governante.

O modelo inaugurado está a ser replicado em outros centros de saúde do país, traduzindo-se numa parceria da tutela com as Câmaras Municipais, às quais cabe equipar o consultório, ficando para a Autoridade Regional de Saúde (ARS) local a tarefa de afectar os recursos humanos necessários.

“Temos de contar com os nossos parceiros. Os Municípios têm tido um papel essencial de grande generosidade e compreensão de que este é o tema mais sensível para a vida das pessoas”, completou a ministra da Saúde.

Leia também...

Observatório aponta falta de investimento na saúde mental e quer mais psicólogos no SNS

Portugal continua com atraso no acompanhamento da doença mental e nunca houve…

Cartaxo prepara plano de contingência para o Covid-19

O coronavírus esteve na segunda-feira, 3 de Março, em debate na Comissão…

Dia Mundial do Dador de Sangue assinalado em Santarém

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) organizou no passado…

Parlamento aprova resoluções para que grávidas possam ser acompanhadas

O parlamento aprovou hoje quatro projectos de resolução apresentados pelo BE, PAN,…