Aproxima-se a data inaugural da 64.ª edição do Festival Celestino Graça – A Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo, que decorrerá em Santarém entre os dias 2 e 7 do próximo mês de Setembro.

Este prestigiado certame desenvolve uma vasta programação cultural e artística que tem lugar nas cidades de Santarém, de Abrantes e de Almeirim, porém o espaço privilegiado é a mítica Casa do Campino, onde decorrem as Galas Internacionais de Folclore, a Gala Solidária “Entre Idades | Abraçar Gerações”, a Gala do Fado e diversos espectáculos que despertam o maior interesse junto da nossa população.

Para além das actividades habituais, entre as quais se inclui a Mostra de Instrumentos Musicais Tradicionais “Sons Autóctones – Sons da Memória”, as novidades desta edição são o programa ao vivo “Ribatejo em Pessoa – Identidade e Memória” e uma Mostra de Petiscos Ribatejanos, que reforçará a mostra de gastronomia realizada nas edições anteriores.

As representações estrangeiras estão cometidas a grupos de Eslováquia, Espanha, Estados Unidos da América, Kosovo e Quénia, que partilharão os palcos do Festival Celestino Graça com diversos grupos folclóricos portugueses, representativos do Baixo Minho, do Douro Litoral, da Beira Litoral, do Ribatejo e do Alentejo.

Entretanto, o Grupo Académico de Danças Ribatejanas, organizador do Festival Celestino Graça, tem participado em diversos festivais internacionais de folclore, incluindo a sua digressão à República Checa no passado mês de Junho, e actuou também no Festival de Santo Varão – Montemor-o-Velho e no Folk Gondomar d’Ouro, e nas festas populares de carácter solidário da simpática freguesia da Parreira, no concelho da Chamusca.

Como corolário da sua acção na valorização da representação etnográfica e folclórica do Ribatejo, o Grupo Académico de Danças Ribatejanas acaba de ser reconhecido como Sócio Efectivo da Federação do Folclore Português, o que constitui um passo muito significativo na apreciação técnica do próprio Grupo. De notar que o presidente da Direcção deste Grupo escalabitano, Ludgero Mendes, é dirigente da Federação do Folclore Português desde o ano de 1977, ocupando actualmente a presidência da Assembleia Geral.

Leia também...

Famílias celebram o Carnaval em Santarém

As Famílias escalabitanas celebraram o Carnaval este sábado, 22 de Fevereiro, no Jardim de S. Bento, com muita animação. Os insufláveis e as pinturas…

Este fim-de-semana 24 horas a pedalar em Coruche e Valas na Festa da Juventude

No próximo fim-de-semana, de 23 e 24 de Junho, Coruche acolhe a prova livre e aberta 24H BTT CCH Coruche Inspira organizada pela Câmara…

António Canavarro inaugura ciclo de exposições de artes plásticas

Uma exposição de pintura de António Canavarro, com curadoria de Fernanda Narciso, abre no domingo, no Círculo Cultural Scalabitano (CCS), em Santarém, o ciclo…

Papel da cultura nos 150 anos da cidade de Santarém em debate no Palácio Landal

As dinâmicas culturais de Santarém nos últimos 150 anos vão ser tema para um debate a realizar no próximo sábado à tarde no Palácio…