Aproxima-se a data inaugural da 64.ª edição do Festival Celestino Graça – A Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo, que decorrerá em Santarém entre os dias 2 e 7 do próximo mês de Setembro.
Este prestigiado certame desenvolve uma vasta programação cultural e artística que tem lugar nas cidades de Santarém, de Abrantes e de Almeirim, porém o espaço privilegiado é a mítica Casa do Campino, onde decorrem as Galas Internacionais de Folclore, a Gala Solidária “Entre Idades | Abraçar Gerações”, a Gala do Fado e diversos espectáculos que despertam o maior interesse junto da nossa população.
Para além das actividades habituais, entre as quais se inclui a Mostra de Instrumentos Musicais Tradicionais “Sons Autóctones – Sons da Memória”, as novidades desta edição são o programa ao vivo “Ribatejo em Pessoa – Identidade e Memória” e uma Mostra de Petiscos Ribatejanos, que reforçará a mostra de gastronomia realizada nas edições anteriores.
As representações estrangeiras estão cometidas a grupos de Eslováquia, Espanha, Estados Unidos da América, Kosovo e Quénia, que partilharão os palcos do Festival Celestino Graça com diversos grupos folclóricos portugueses, representativos do Baixo Minho, do Douro Litoral, da Beira Litoral, do Ribatejo e do Alentejo.
Entretanto, o Grupo Académico de Danças Ribatejanas, organizador do Festival Celestino Graça, tem participado em diversos festivais internacionais de folclore, incluindo a sua digressão à República Checa no passado mês de Junho, e actuou também no Festival de Santo Varão – Montemor-o-Velho e no Folk Gondomar d’Ouro, e nas festas populares de carácter solidário da simpática freguesia da Parreira, no concelho da Chamusca.
Como corolário da sua acção na valorização da representação etnográfica e folclórica do Ribatejo, o Grupo Académico de Danças Ribatejanas acaba de ser reconhecido como Sócio Efectivo da Federação do Folclore Português, o que constitui um passo muito significativo na apreciação técnica do próprio Grupo. De notar que o presidente da Direcção deste Grupo escalabitano, Ludgero Mendes, é dirigente da Federação do Folclore Português desde o ano de 1977, ocupando actualmente a presidência da Assembleia Geral.