A intervenção, oficina e performance “Guerrilha Urbana” teve hoje, dia 23 de Fevereiro, a sua última performance, com os alunos de teatro EB Alexandre Herculano e de um aluno do curso de Artes de Espectáculo da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado.

Pelas 10h00, o Coreto do Jardim da República foi o ponto de partida. Durante quase duas horas, os jovens actores circularam pelas ruas do Centro Histórico, às vezes silenciosos, outras vezes dançando, provocando reavções aos transeuntes e pelo caminho entregavam um envelope com um cartão e um soldado questionando-os: “Pelo que lutava na minha cidade?”.

As respostas, colocadas no final da performance no monumento Salgueiro Maia, vão ser oferecidas aos responsáveis pela cultura da Cidade.

Após 4 dias de formação e de duas performances com o actor, encenador e criador de textos para teatro, Ricardo Correia, e com bailarina, música, coralista e professora de dança, Rita Grade, espera-se que os jovens alunos, que sonham em seguir teatro, tenham conseguido derrubar as tradicionais formas de fazer teatro e de intervir no espaço público.

Esta acção, realizada através do projecto municipal Santarém Cultura, com as escolas Alexandre Herculano e Ginestal Machado, desenhou um trajecto no território e interferiu com o quotidiano da cidade provocando os cidadãos a pensar e intervir no espaço público da cidade onde se realizou, através da performance orientada por Ricardo Correia e Rita Grade, e de uma simples pergunta colocada: “Por o que lutava na sua cidade?”.

Leia também...

Centro Histórico de Santarém em debate esta quinta-feira, 9 de Julho

”Santarém – Centro Histórico com Futuro” é o tema do debate que…

Obra do Crematório de Santarém praticamente concluída

Os trabalhos de construção do novo Crematório de Santarém estão praticamente concluídos,…

Dezasseis concelhos do interior Centro em perigo muito elevado de incêndio

Dezasseis concelhos do interior Centro e da região do Algarve estão hoje…
Foto ilustrativa

Misericórdia de Pernes quer 436 presenças na caminhada que assinala os seus 436 anos

A Santa Casa da Misericórdia de Pernes, assinala 436 anos com a…