O Hospital Distrital de Santarém (HDS) recuperou os padrões assistenciais anteriores à pandemia e superou até a actividade em algumas linhas de produção, como é o caso da cirurgia.

Segundo a unidade hospitalar, até Agosto de 2021, foram realizadas 5135 cirurgias, número que diz respeito às intervenções cirúrgicas programadas (convencionais e em ambulatório) e urgentes. O hospital aumentou 57 por cento nas cirurgias programadas e de 3,2% nas cirurgias urgentes, em igual período de 2020. Registou-se também um acréscimo face a 2019, ano em que foram realizadas 4954 cirurgias.

Na área de consultas, o HDS verificou um aumento de 14,2 por cento no total face a 2020, tendo sido realizadas 9063 entre Janeiro e Agosto de 2021. A Unidade de Hospitalização Domiciliária mais do que duplicou o número de doentes assistidos. Nos primeiros oito meses de 2021 foram seguidos 112 doentes, mais 75 do que em igual período de 2020.

Por três anos consecutivos houve uma tendência crescente no número de crianças que nasceram no HDS. Em 2020, nasceram 1126 crianças, ou seja, mais 20 do que em 2019 (1106) e mais 45 do que em 2018 (1081).

PUBLICIDADE

De acordo com a presidente do Conselho de Administração, Ana Infante, esta recuperação deve-se “à reorganização interna feita durante a pandemia e ao esforço desenvolvido por todos os profissionais afectos à prestação de cuidados de saúde”.

PUBLICIDADE
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Só Coruche e Sardoal escapam ao recolher obrigatório às 13h00 no fim-de-semana

Os concelhos de Coruche e Sardoal são os únicos, no Distrito de…

Hospital de Santarém no limite da capacidade de internamento de doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista…

Hospital de Santarém esgotou capacidade de internamento em enfermaria

O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para…

Tratamento do cancro da mama no HDS novamente reconhecido a nível internacional

A Unidade de Senologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) viu renovada…