O Secretário-geral da PróToiro, Dr. Hélder Milheiro, entendeu ser chegada a hora de cessar a sua colaboração com a Federação Portuguesa de Tauromaquia, após treze anos de colaboração. As razões estão na base desta decisão unilateral foram divulgadas pelo próprio, que em comunicado que enviou para as redacções, se explica. Sem qualquer comentário aqui transcrevemos parte desta longa mensagem, aproveitando para agradecer a forma sempre diligente com que nos relacionámos ao longo deste período, aproveitando para lhe desejar as maiores felicidades no novo ciclo que agora se abre. 

“Tenho como critério central na minha vida que devo colaborar com organizações que respeitam o trabalho, o esforço e os resultados alcançados, por via da competência e experiência profissionais, colocadas ao serviço dos objectivos comuns. Este critério é tanto mais importante quando se trata de uma causa cívica e não de um mero trabalho.  Ora, na minha relação laboral com a actual Direcção da Prótoiro, o critério que tenho como fundamental não foi considerado por alguns elementos, pelo que tive de concluir que apresentar a minha demissão era a única opção possível.

Foram 13 anos de enorme aprendizagem, só possível com as gentes do toiro, os seus valores e ética. (…) Mas foram também 13 anos de grandes mudanças. Recordo algumas: a afirmação da Prótoiro como interlocutor do sector, interna e externamente; o aprofundamento dos fundamentos da argumentação a favor da cultura tauromáquica, permitindo vencer debates públicos, algo escasso até então; (…) o incessante trabalho de influência política, que permitiu uma correcta percepção da cultura tauromáquica, e evitar derrotas, a não ser no embate contra o governo acerca do IVA das corridas; a bem sucedida campanha contra a proibição de acesso dos menores às corridas de toiros; (…) Importa destacar ainda, o reconhecimento internacional do trabalho feito pela Prótoiro e o envolvimento na união estratégica dos países taurinos. 

Nas grandes mudanças, terei também de sublinhar o apoio ao desenvolvimento do sector, por exemplo com a promoção da digitalização (bilheteiras online) ou o lançamento do Cartão Aficionado (…) A criação da marca Touradas foi um marco para o sector, (…) com cerca de 280 mil seguidores nas redes sociais e 100 milhões de visualizações de conteúdos por ano, tal como o Dia da Tauromaquia que se tornou numa celebração incontornável, aberta a todos. 

(…) A elaboração do Plano Estratégico para o sector (…) permitiu desenhar um caminho viável e robusto; e assistimos ao regresso da tauromaquia a vários média nacionais como o Diário de Notícias, o Novo Semanário, o Sapo, algo que não se verificava há, pelo menos, duas décadas, isto além do trabalho realizado em parceria com os municípios taurinos. Todas estas acções foram realizadas a pensar nos cidadãos, nos aficionados, promovendo o conhecimento e o acesso à cultura tauromáquica. 

Tenho consciência que muito fica por terminar, desde logo, o aguardado resultado das batalhas legais que ainda estão em curso sobre as praças do Norte, ou a recuperação da praça de Setúbal e a retoma das transmissões televisivas. De uma forma mais geral, é urgente a modernização do sector e da sua competitividade, a agilização e melhoramento do espectáculo e das praças, indo ao encontro dos consumidores do século XXI, bem como a recuperação de territórios taurinos e da promoção de novos talentos. 

(…) Termino como comecei, com o que disse na primeira vez que me sentei na mesa da Prótoiro: “Estou aqui por imperativo cívico. Não me perdoaria se alguma coisa acontecesse à Festa e eu nada tivesse feito!”. Para mim, o imperativo cívico continuará. 

Hélder Carvalho Milheiro 
Um Aficionado

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