Helena Neves tomou ontem, dia quatro de Novembro, posse como presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, assumindo “com humildade e enorme sentido de responsabilidade” a liderança do município e prometendo um mandato centrado nas pessoas, na proximidade e no desenvolvimento território.

Eleita pelo Movimento Independente “Juntos Fazemos Mais”, Helena Neves destacou, na cerimónia de tomada de posse, que o futuro do concelho “constrói-se com todos” e que a ação política deve estar “ao serviço das pessoas e nunca de interesses ou vaidades”.

A autarca referiu a educação, cultura, ação social, saúde, habitação, mobilidade, desenvolvimento económico, património e ambiente como prioridades, garantindo que “cada decisão será tomada com o propósito de criar mais qualidade de vida, mais oportunidades e mais orgulho em pertencer ao concelho”.

“Queremos continuar a fazer do nosso concelho um lugar concebido com orgulho, com qualidade e com esperança no futuro”, afirmou, sublinhando a importância de um desenvolvimento “equilibrado” que “envolva todas as freguesias”.

Helena Neves disse ainda querer “reforçar pontes, fortalecer parcerias e criar novas sinergias” com instituições sociais, associações, escolas, forças de segurança, bombeiros, profissionais de saúde, defendendo que “ninguém faz sozinho o que se constrói verdadeiramente em comunidade”.

Em declarações à agência Lusa, Helena Neves afirmou que a reorganização interna dos serviços municipais será a primeira prioridade do novo executivo, com o objetivo de “potenciar as políticas” que pretende implementar no concelho.

“Vamos começar por ouvir e reunir com os trabalhadores da Câmara e com os chefes de divisão, reorganizar alguns serviços para que possamos, todos em conjunto, colocar em prática as políticas que temos e que queremos”, disse a autarca.

Na área da saúde, a presidente da câmara referiu que, apesar das competências municipais serem limitadas, o executivo vai manter uma postura “interventiva” junto da tutela.

“Tudo faremos para tentar continuar a melhorar os serviços de saúde no nosso concelho”, afirmou, apontando como exemplos as obras em curso no Centro de Saúde de Salvaterra de Marcos e o início da construção de uma nova unidade em Marinhais.

A autarca referiu ainda que há “bastantes investimentos em curso” que terão de ser concluídos com prioridade, por serem compromissos assumidos pela autarquia.

“Temos prazos a cumprir e, para já, não nos podemos desviar nesta fase de os cumprir”, afirmou.

Nas eleições autárquicas de outubro de 2025 , o movimento independente Juntos Fazemos+, liderado por Helena Neves, conquistou a Câmara Municipal com 38% dos votos, elegendo três vereadores. O Partido Socialista ficou em segundo lugar com 21%, assegurando dois mandatos, seguido por Chega (17,8%) e PSD (14,9%), ambos com um vereador cada, enquanto a CDU obteve cerca de 5%, sem representação no executivo

A vitória do movimento independente estendeu-se também à freguesia de Salvaterra de Magos, onde obteve maioria, reforçando a sua presença nos órgãos autárquicos locais.

Com este resultado, o concelho de Salvaterra de Magos junta-se à lista de municípios onde movimentos independentes conseguiram impor-se face aos partidos tradicionais

Leia também...

“Vivemos em comunidade e o contributo de cada um faz a diferença na gestão dos resíduos de Santarém”

O Município de Santarém compilou um Guia para uma Gestão Sustentável de Resíduos, um documento que reune informação detalhada acerca desta temática, o mote…

Salgueiro Maia homenageado nos 32 anos da sua morte

Arrancaram hoje, dia 03 de Abril, oficialmente, em Santarém, as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 com uma homenagem ao…

13 associações do distrito recebem equipamentos eléctricos usados

As 13 associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Santarém que aderiram à sexta edição da campanha “Quartel Electrão” estão a receber equipamentos…

Antigos alunos da Escola Industrial e Comercial de Santarém voltam a encontrar-se

50 anos depois do 1º almoço de confraternização.