Os antigos alunos da Escola Industrial e Comercial de Santarém vão voltar a reunir-se, no seu convívio anual, no dia 2 de Abril, cumprindo uma tradição de cinquenta anos, que remonta a 1972, quando se deu o primeiro almoço de confraternização, exactamente em 14 de Maio, em Santarém.

Desde então, em convívios abertos aos professores, funcionários, familiares e amigos, as memórias dos tempos passados em ambiente escolar, quando adolescentes, apelam à confraternização, que costuma juntar muitas dezenas de participantes.

Desta vez, há uma razão supletiva para a confraternização, pois o convívio previsto para 2021 não se realizou, devido às restrições provocadas pela pandemia. Por outro lado, o facto de passarem cinquenta anos sobre o primeiro reencontro, constitui mais um incentivo à participação.

O convívio deste ano vai ter lugar no restaurante “A Varanda do Parque” (CNEMA), em Santarém. Além de almoço e lanche ajantarado, constam do programa a música para dançar, a cargo de Rafael Vargas, e um sorteio, de ofertas realizadas por antigos alunos.
A organização aceita a reserva de mesas para grupos de seis, oito e dez pessoas, à semelhança dos últimos anos. A informação sobre como fazer as inscrições e os pagamentos está publicada em alfagemesantarem.wordpress.com, assim como na página da organização no Facebook.

A Escola Industrial e Comercial de Santarém foi fundada em 1956. Manteve a sua actividade, como estabelecimento do ensino técnico-profissional, até 1979. Foram muitos milhares de estudantes que, em aulas diurnas e nocturnas, se diplomaram nesta escola, obtendo os cursos de Formação de Serralheiros, de Formação Feminina e Geral de Comércio, a que viriam a juntar-se os cursos de Formação de Electricistas, e, depois, os Complementares: de Secretariado e Relações Públicas, de Contabilidade e Administração, de Mecânica e de Electricidade.

Em 1979, com a instituição do ensino unificado, deu-se o fim das escolas industriais e comerciais. A escola passou então a chamar-se Secundária de Marvila. Em 1987, com a Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, sucessora da escola original, de algum modo foi recuperada a vertente de escola de ensino técnico profissional.

À história da Escola Industrial e Comercial de Santarém estão ligados muitos antigos estudantes que, ao longo de mais de duas décadas, tiveram o privilégio de nela obterem a formação que, para a maioria, viria a ser o suporte para a sua entrada numa profissão. Pelo menos uma vez por ano, o Convívio é o palco onde essas memórias se mostram, para alegria de todos. E é assim há 50 anos.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.