Um homem, de 36 anos, acusado de violência física e psicológica contra a sua namorada, foi detido GNR em Torres Novas, e ficou proibido de se aproximar da vítima, revelou hoje aquela força policial.
Em comunicado, a GNR de Santarém disse que, no âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda detiveram na terça-feira um homem de 36 anos, no concelho de Torres Novas, após investigações terem permitido “apurar que o suspeito exercia violência física e psicológica contra a vítima, a sua namorada, de 25 anos”.
No seguimento da ação, desenvolvida pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), foi dado cumprimento a “um mandado de detenção e a duas buscas, uma domiciliária e outra em veículo, culminando na detenção do suspeito”, indica a GNR.
Presente ao Tribunal Judicial de Santarém, foram aplicadas ao detido as medidas de coação de “proibição de contactar a vítima por qualquer meio ou por interposta pessoa e proibição de permanecer ou de se aproximar da residência e do local de trabalho da vítima”.
“A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. A Guarda Nacional Republicana realiza regularmente campanhas e ações de sensibilização sobre o tema da violência doméstica e relembra que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, participe”, apela a GNR.
Esta força de segurança indica que as queixas de violência doméstica podem ser feitas por qualquer pessoa no portal Queixa Eletrónica, em https://queixaselectronicas.mai.gov.pt, via telefónica, através do número de telefone 112, ou de modo presencial no Posto da GNR mais próximo à sua área de residência.