O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) passou a realizar internamente, nas suas instalações, todo o tipo de exames imagiológicos para o diagnóstico, avaliação e tratamento dos doentes com patologia cardíaca e cardiovascular.
Segundo o CHMT, nos últimos dois anos, a instituição investiu mais de três milhões de euros na aquisição e reforço de equipamentos de Imagiologia, dos quais, cerca de 230 mil euros foram investidos em Imagiologia Cardíaca, com vista a uma prestação de cuidados de saúde de excelência e numa lógica de proximidade.
Davide Severino, cardiologista do CHMT foi o especialista responsável pela realização do primeiro ecocardiograma de sobrecarga farmacológica realizado nas instalações, exame que passará agora a estar disponível para a avaliação dos doentes cardíacos da região do Médio Tejo, sem necessidade de quaisquer deslocações a entidades externas contratualizadas.
Um ecocardiograma é um exame complementar de diagnóstico que se baseia na utilização de ultra-sons para obter imagens em movimento do coração e dos vasos sanguíneos que lhe estão próximos. Já o ecocardiograma de sobrecarga farmacológica é um tipo de exame que usa medicamentos para provocar esforço cardíaco.
Através da realização deste exame, torna-se possível obter informação morfológica e funcional sobre as câmaras (aurículas e ventrículos) do coração, válvulas e parede cardíacas e, em particular, sobre o estado das artérias coronárias, em condições de esforço controlado.
Até agora, a realização deste tipo de exame complementar de diagnóstico implicava a deslocação dos utentes para instituições de saúde privadas com as quais o CHMT tinha celebrado um protocolo de colaboração. No âmbito do projecto de Imagiologia Cardiovascular do serviço de Cardiologia do CHMT, ficou completa a possibilidade de realização de todos os métodos de imagem mais comumente usados na avaliação, diagnóstico e tratamento do doente cardíaco dentro das instalações do Centro Hospitalar, com ganhos de eficiência e comodidade para os utentes.