O Hospital de Abrantes, do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), retomou as visitas aos doentes internados no Serviço de Urgência, depois de as mesmas terem sido suspensas na terça-feira devido à “elevada procura” e afluência ao serviço.

“A situação está regularizada e as visitas foram hoje retomadas”, disse à agência Lusa fonte do CHMT.

Segundo a mesma fonte, a situação no hospital de Abrantes, no distrito de Santarém, teve origem em “picos de procura, comummente sentidos em Janeiro e Fevereiro, com aumento de doentes nas urgências com problemas respiratórios”.

Essa situação levou ainda na terça-feira a que, além da suspensão provisória das visitas, por “questões operacionais”, fosse feito um reforço de 16 camas de internamento.

O horário das visitas aos doentes internados no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade de Abrantes do CHMT “decorre todos os dias, às 18:00, e é de apenas 10 minutos”, adiantou a fonte hospitalar, tendo feito notar que, apesar do tempo reduzido, “tem um efeito anímico grande nos doentes” que estão na urgência.

“Por isso”, afirmou, “ter que o suspender [o horário das visitas] por excesso de doentes no serviço é uma decisão que a administração evitará sempre”.

Tendo feito notar que, “tradicionalmente, os dias de maior procura são as segundas e terças-feiras nas urgências hospitalares”, a mesma fonte hospitalar apelou a que os cidadãos, “antes de irem para qualquer urgência, devem ligar sempre para o SNS 24 e fazer desta prática um hábito”.

De acordo com a fonte, esse procedimento é “essencial para evitar idas desnecessárias aos hospitais que podem comprometer o atendimento a doentes que precisam de atendimento mais urgente”.

Fonte do CHMT disse à Lusa na terça-feira que a suspensão das visitas se devia à “muita pressão” no Serviço de Urgência, com “elevada procura” de pessoas “a necessitar de observação e a grande maioria de internamento devido a problemas ligados a doenças respiratórias e gripes”.

Segundo a mesma fonte, a suspensão provisória das visitas às pessoas internadas no Serviço de Urgência, teve por objectivo “garantir melhores condições de conforto aos doentes que procuram os serviços e condições de trabalho optimizadas para os profissionais de saúde poderem prestar melhores cuidados”.

Constituído pelas unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, separadas geograficamente entre si por cerca de 30 quilómetros, o CHMT funciona em regime de complementaridade de valências, abrangendo uma população na ordem dos 266 mil habitantes de 11 concelhos do Médio Tejo, a par da Golegã, da Lezíria do Tejo, também do distrito de Santarém, Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, e ainda dos municípios de Gavião e Ponte de Sor, ambos de Portalegre.

Leia também...

Bloquista Fabíola Cardoso quer acabar com conservadorismo em Santarém

A candidata do BE à Câmara de Santarém nas autárquicas deste ano, Fabíola Cardoso, apresentada hoje pela líder bloquista como “das mulheres mais corajosas”…

Inauguração do “Pátio de Leitura” e Vigília marcam 523º aniversário da Misericórdia de Santarém

A Santa Casa da Misericórdia de Santarém – SCMS inaugurou ontem, dia 30 de Maio, ao fim da tarde, o “Pátio de Leitura” da…

Médio Tejo quer tornar futura Estação Náutica referência na região Centro do país

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) quer que a Estação Náutica que está a ser projectada para a albufeira de Castelo do Bode…

Ameaça funcionários de empresa de energia com arma de fogo e acaba detido com 62 quilos de cannabis

Na passada quinta-feira em Torres Novas, na sequência de ameaça com arma de fogo a funcionários de uma empresa de fornecimento de energia, foi…