O Hospital Distrital de Santarém (HDS) vai passar a ceder medicamentos antipsicóticos simples gratuitamente aos doentes seguidos em ambulatório, dando resposta a um despacho do secretário de Estado da Saúde. O despacho determina “a gratuitidade da cedência em ambulatório hospitalar dos medicamentos antipsicóticos simples para administração oral e intramuscular” e pertencentes ao “Grupo 2 – Sistema nervoso central”.

Os fármacos têm de ser prescritos por médicos especialistas em psiquiatria, psiquiatria da infância e adolescência ou neurologia nos hospitais públicos.

Conforme é referido no diploma, a cedência gratuita destes medicamentos constitui “um passo importante nos processos de adesão à terapêutica, tendo como consequência a redução das respectivas intercorrências”.

No documento é ainda mencionado que “Portugal apresenta hoje uma elevada prevalência de doenças mentais, sendo estas uma causa importante de morbilidade com elevado impacto na sociedade”.

“Além das repercussões na qualidade de vida dos doentes, uma vez que são doenças crónicas, de evolução variável e fortemente incapacitantes, estas patologias apresentam também elevado impacto a nível socioeconómico”, adianta.

“Os doentes com perturbações psicóticas, nomeadamente, apresentam, com frequência, problemas de adesão à terapêutica, justificando a necessidade de um seguimento regular pelos serviços de saúde, com vista a aumentar a adesão ao programa terapêutico, dada a sua importância no acompanhamento da doença”, lê-se no diploma.

Segundo o despacho, este processo deve “obrigatoriamente englobar outros cuidados”, além da terapêutica farmacológica, prestados por equipas multidisciplinares, que garantam a continuidade de cuidados.

Segundo Paula Pinheiro, directora do Serviço de Psiquiatria, “a implementação deste despacho vem trazer grande benefício na qualidade de vida dos doentes acompanhados no nosso Serviço e que tem sido possível graças à dedicação e colaboração de todos os envolvidos”.

Leia também...

Direção Executiva do SNS garante urgências materno-infantis

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) assegurou hoje que as 12 urgências de obstetrícia e pediatria encerradas estão a funcionar em…

‘Mais Participação Melhor Saúde’: Projecto de voluntariado apresentado no Entroncamento

O Banco Local de Voluntariado do Entroncamento, com a AVASOCIAL e o GAT – Grupo de Activistas em Tratamento / Mais Participação, Melhor Saúde,…

Elementos do Vitória Clube de Santarém aprendem a salvar vidas com a Cruz Vermelha

11 elementos Vitória Clube de Santarém marcaram presença num curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilação Automática Externa, no passado fim-de-semana, numa iniciativa…

Deputados eleitos por Santarém defendem construção de novo centro de saúde no Cartaxo

Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo distrito de Santarém – Hugo Costa, Manuel Afonso, Mara Lagriminha e António Gameiro – defendem a construção…