O Hospital Distrital de Santarém (HDS) vai passar a ceder medicamentos antipsicóticos simples gratuitamente aos doentes seguidos em ambulatório, dando resposta a um despacho do secretário de Estado da Saúde. O despacho determina “a gratuitidade da cedência em ambulatório hospitalar dos medicamentos antipsicóticos simples para administração oral e intramuscular” e pertencentes ao “Grupo 2 – Sistema nervoso central”.

Os fármacos têm de ser prescritos por médicos especialistas em psiquiatria, psiquiatria da infância e adolescência ou neurologia nos hospitais públicos.

Conforme é referido no diploma, a cedência gratuita destes medicamentos constitui “um passo importante nos processos de adesão à terapêutica, tendo como consequência a redução das respectivas intercorrências”.

No documento é ainda mencionado que “Portugal apresenta hoje uma elevada prevalência de doenças mentais, sendo estas uma causa importante de morbilidade com elevado impacto na sociedade”.

“Além das repercussões na qualidade de vida dos doentes, uma vez que são doenças crónicas, de evolução variável e fortemente incapacitantes, estas patologias apresentam também elevado impacto a nível socioeconómico”, adianta.

“Os doentes com perturbações psicóticas, nomeadamente, apresentam, com frequência, problemas de adesão à terapêutica, justificando a necessidade de um seguimento regular pelos serviços de saúde, com vista a aumentar a adesão ao programa terapêutico, dada a sua importância no acompanhamento da doença”, lê-se no diploma.

Segundo o despacho, este processo deve “obrigatoriamente englobar outros cuidados”, além da terapêutica farmacológica, prestados por equipas multidisciplinares, que garantam a continuidade de cuidados.

Segundo Paula Pinheiro, directora do Serviço de Psiquiatria, “a implementação deste despacho vem trazer grande benefício na qualidade de vida dos doentes acompanhados no nosso Serviço e que tem sido possível graças à dedicação e colaboração de todos os envolvidos”.

Leia também...

Utentes da saúde do Médio Tejo apresentam propostas para “marcar agenda política”

Utentes da saúde da região do Médio Tejo apresentaram no dia 19 de Março, um conjunto de propostas para valorizar os serviços públicos de…

Governo reforçou fundos do Hospital de Santarém em 35,5 milhões de euros

O Hospital Distrital de Santarém teve três aumentos de fundos num valor total de 35,5 milhões de euros, “na expectativa de tornar positivos os…

Abrantes com centro de análises para doentes não covid no Estádio Municipal

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) instalou um Centro de Colheita de Análises para doentes não covid-19 no Estádio Municipal de Abrantes, um…

Projecto “Médicos Mais Perto” suprime carência de cuidados primários em Marinhais

O projecto “Médicos Mais Perto”, a decorrer em Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos, permitiu a realização de 450 consultas em dois meses, afirma…