O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para doentes com covid-19, com 137 internados, estando três pessoas na urgência a aguardar vaga, com previsão de instalar na quarta-feira mais seis camas, disse fonte hospitalar.

Em resposta à Lusa, o Hospital Distrital de Santarém (HDS) acrescentou que estão actualmente 11 utentes na Unidade de Cuidados Intensivos, a qual dispõe de um total de 16 camas.

“Contamos abrir amanhã [quarta-feira] mais seis camas em enfermaria e tudo faremos para dar resposta às necessidades. Contudo, os recursos, físicos e humanos, são limitados”, referiu o HDS.

O hospital reorganizou equipas, tendo distribuído “os profissionais de serviços que, neste momento, estão com menos procura, nomeadamente a Hospitalização Domiciliária”, ou com redução de actividade, como acontece com alguns exames do Serviço de Gastroenterologia que estão a ser realizadas no sector privado, “de modo a que os utentes não sejam prejudicados”. 

Com 55 profissionais em quarentena ou isolamento, 34 infectados e com “elevado número de doentes em tratamento”, seriam “bem-vindos” mais recursos humanos, “de modo a permitir aos que continuam diariamente a trabalhar maior rotatividade nas escalas e gozo de folgas”, é acrescentado.

Até ao momento, foram vacinados contra a covid-19 617 profissionais com duas inoculações e 660 com a primeira dose.

Leia também...

Oficina para artistas combate estigmas na Psiquiatria do Hospital de Santarém

O Departamento de Saúde Mental do Hospital de Santarém ganhou uma nova…

“O Serviço Nacional de Saúde foi e continua a ser o pilar da saúde em Portugal”

Carlos Ferreira, ex-director executivo do ACES Lezíria, traça uma linha temporal sobre…

Comparticipação de testes rápidos de antigénio entra em vigor na quinta-feira

A comparticipação de testes rápidos de antigénio de uso profissional entra em…

Recolha de sangue no dia 25 de Julho no Quartel dos Bombeiros de Pernes

O Grupo de Dadores de Sangue dos Bombeiros Voluntários de Pernes vai…