O Hospital Distrital de Santarém (HDS) criou uma Equipa Comunitária de Saúde Mental na área da Psiquiatria da Infância e Adolescência para fazer chegar cuidados de saúde mental à comunidade, nos concelhos de Salvaterra de Magos, Coruche e Almeirim.

Nazaré Matos, directora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do HDS, que integra os serviços de Psiquiatria e de Psiquiatria da Infância e Adolescência, explica que esta equipa “tem como objectivo aproximar os serviços de Saúde Mental da comunidade, dando enfoque à prevenção da doença e promoção da saúde mental, através do melhor entendimento do contexto onde as pessoas”.

São considerados como indicadores “as más condições de acessibilidade ao HDS, o número de pedidos de consulta de psiquiatria da infância e adolescência por concelho e a diminuta oferta de intervenção especializada”.

De acordo com Nazaré Matos, pretende-se desenvolver um trabalho de proximidade com populações mais distantes do HDS, permitindo uma actividade assistencial directa ao intervir nas situações de psicopatologia, e de promoção e prevenção, capacitando mais crianças, adolescentes e suas famílias com recursos internos para fazer face a situações de risco para a saúde mental.

A actividade da equipa será desenvolvida em articulação com os Cuidados de Saúde Primários e com estruturas de outros sectores da comunidade, nomeadamente a Educação, Promoção e Protecção, Autarquias e outras Instituições locais.

Para Nazaré Matos, o desenvolvimento deste trabalho em rede é fundamental para uma intervenção integrada em saúde mental da infância e adolescência.

A psiquiatra explica que a equipa, que é constituída por profissionais de diferentes áreas, nomeadamente Psiquiatria da Infância e Adolescência, Enfermagem, Psicologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social, assegurará um conjunto de intervenções individuais e/ou grupais, nomeadamente programas de psicoeducação, treino de competências parentais e sociais, actividades lúdico-criativas, psicomotricidade, expressão plástica, expressão corporal e actividades sensoriomotoras, entre outras.

Nazaré Matos conclui afirmando que a equipa irá seguramente constituir uma “mais-valia para a qualidade dos cuidados prestados na área da saúde mental da infância e adolescência”.

Leia também...

Utentes de Vila Franca de Xira protestam contra fecho de urgências de pediatria

Utentes de Vila Franca de Xira vão protestar neste sábado contra o…

Miguel Castanho avisa que Inverno e Natal tornam inevitáveis medidas de protecção

O investigador Miguel Castanho considera inevitável que, com a evolução da pandemia…

ACES Lezíria com taxa de vacinação contra a Covid-19 acima da média nacional (vídeo)

Portugal é um dos países do mundo com maior taxa de cobertura…

Associação de Jovens Diabéticos de Portugal inaugura núcleo em Santarém

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) inaugurou o seu primeiro…