O Hospital Distrital de Santarém (HDS) implementou, no final do passado mês de Fevereiro, um sistema automático de envio de SMS aos utentes que realizem teste covid-19 na instituição, com excepção daqueles que estão internados.

Quando o resultado do teste é negativo ou positivo, as mensagens são enviadas automaticamente ao utente logo após a confirmação do mesmo pelo Serviço de Patologia Clínica.

Se o utente for proveniente da urgência e o resultado for inconclusivo, na mensagem é sugerido “ligue para a Saúde 24”. Aos restantes utentes – da Consulta Externa, Hospital de Dia e profissionais de saúde -, quando o resultado do teste é inconclusivo, a sugestão é “entre em contacto com o médico assistente”.

“Esta ferramenta, além de libertar os recursos humanos para outras tarefas, torna mais célere a comunicação e, simultaneamente, reduz a ansiedade dos utentes”, salienta o Conselho de Administração.

Leia também...

Município de Ourém garante incentivos para fixar médicos na região

O Município de Ourém aprovou a proposta de um regulamento para atribuir incentivos para a fixação de médicos de medicina geral e familiar naquele…

Utentes da saúde do Médio Tejo contra eventual encerramento da maternidade em Abrantes

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo já pediu uma reunião com a Unidade Local de Saúde para esclarecer o eventual encerramento…

Hospital Distrital de Santarém vence Bolsa “Capital Humano em Saúde” da APAH

O projecto “Debriefing de emoções como cultura para redução do stress”, desenvolvido pelo Hospital Distrital de Santarém (HDS), foi um dos três vencedores da…

ACES Lezíria realizou mais 11% de consultas em 2021

Um total de 725.285 consultas.