O Hospital Distrital de Santarém (HDS) implementou, no final do passado mês de Fevereiro, um sistema automático de envio de SMS aos utentes que realizem teste covid-19 na instituição, com excepção daqueles que estão internados.

Quando o resultado do teste é negativo ou positivo, as mensagens são enviadas automaticamente ao utente logo após a confirmação do mesmo pelo Serviço de Patologia Clínica.

Se o utente for proveniente da urgência e o resultado for inconclusivo, na mensagem é sugerido “ligue para a Saúde 24”. Aos restantes utentes – da Consulta Externa, Hospital de Dia e profissionais de saúde -, quando o resultado do teste é inconclusivo, a sugestão é “entre em contacto com o médico assistente”.

“Esta ferramenta, além de libertar os recursos humanos para outras tarefas, torna mais célere a comunicação e, simultaneamente, reduz a ansiedade dos utentes”, salienta o Conselho de Administração.

Leia também...

17 funcionários do Centro Hospitalar do Médio Tejo passam a integrar os quadros

17 funcionários do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) viram a sua situação laboral ser regularizada passando, assim, a integrar os quadros da unidade…

Hospital de Santarém duplica capacidade de realizar estudos do sono

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) acaba de adquirir equipamento que permite complementar o estudo das doenças do sono no domicílio, duplicando a sua…

Centros de Saúde da região com mais 10 médicos

O director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria anunciou a colocação de 10 médicos de família a partir do início…

DGS recomenda medidas de proteção adicionais contra o calor

A Direção-Geral da Saúde recomendou hoje a adoção de medidas de proteção adicionais contra o calor, como o aumento de ingestão de água, uma…