O Hospital Distrital de Santarém (HDS) implementou, no final do passado mês de Fevereiro, um sistema automático de envio de SMS aos utentes que realizem teste covid-19 na instituição, com excepção daqueles que estão internados.

Quando o resultado do teste é negativo ou positivo, as mensagens são enviadas automaticamente ao utente logo após a confirmação do mesmo pelo Serviço de Patologia Clínica.

Se o utente for proveniente da urgência e o resultado for inconclusivo, na mensagem é sugerido “ligue para a Saúde 24”. Aos restantes utentes – da Consulta Externa, Hospital de Dia e profissionais de saúde -, quando o resultado do teste é inconclusivo, a sugestão é “entre em contacto com o médico assistente”.

“Esta ferramenta, além de libertar os recursos humanos para outras tarefas, torna mais célere a comunicação e, simultaneamente, reduz a ansiedade dos utentes”, salienta o Conselho de Administração.

Leia também...

V Jornadas da Associação Pediátrica Santarém Médio-Tejo reúnem duas centenas de participantes

O Convento de São Francisco, em Santarém, recebeu ontem e hoje, dias 25 e 26 de Maio, as V Jornadas da Associação Pediátrica Santarém…

SAP do Centro de Saúde de Coruche com novo horário de atendimento

O Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Coruche foi ajustado tendo em conta o actual contexto epidemiológico, e para salvaguarda…

Centro Hospitalar do Médio Tejo suspende visitas a todos os doentes

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) suspendeu na sexta-feira, 16 de Janeiro, as visitas aos doentes internados nos hospitais…

Utentes do Médio Tejo reivindicam mais e melhores cuidados de saúde

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) reivindicou ontem “mais e melhores cuidados de saúde primários”, a “valorização da maternidade” e…