O Hospital Distrital de Santarém (HDS) implementou, no final do passado mês de Fevereiro, um sistema automático de envio de SMS aos utentes que realizem teste covid-19 na instituição, com excepção daqueles que estão internados.

Quando o resultado do teste é negativo ou positivo, as mensagens são enviadas automaticamente ao utente logo após a confirmação do mesmo pelo Serviço de Patologia Clínica.

Se o utente for proveniente da urgência e o resultado for inconclusivo, na mensagem é sugerido “ligue para a Saúde 24”. Aos restantes utentes – da Consulta Externa, Hospital de Dia e profissionais de saúde -, quando o resultado do teste é inconclusivo, a sugestão é “entre em contacto com o médico assistente”.

“Esta ferramenta, além de libertar os recursos humanos para outras tarefas, torna mais célere a comunicação e, simultaneamente, reduz a ansiedade dos utentes”, salienta o Conselho de Administração.

Leia também...

Sala de Leitura acolhe debate sobre a Constituição e o Serviço Nacional de Saúde

A Comissão Promotora do Manifesto “Cumprir e Fazer Cumprir a Constituição” dinamiza, hoje, sexta-feira, dia 28, às 18:30, na Sala de Leitura Bernardo Santareno,…

Rio Maior cria equipa para realizar inquéritos epidemiológicos

A Câmara Municipal de Rio Maior vai colaborar com a Saúde Pública na realização de inquéritos epidemiológicos, criando um equipa de 10 colaboradores. Os colaboradores…

Utentes do Médio Tejo pedem “reforço de investimento” na saúde e serviços públicos

As comissões de utentes do Médio Tejo reivindicaram hoje em Abrantes a necessidade de “reforço do investimento” na saúde, nomeadamente em recursos humanos, e…

Consulta de Cardio-Oncologia do Hospital de Santarém é “centro de excelência” nível prata

A Consulta de Cardio-Oncologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) foi distinguida como “centro de excelência” nível prata pela Sociedade Internacional de Cardio-Oncologia. De…