O Hospital Distrital de Santarém (HDS) implementou, no final do passado mês de Fevereiro, um sistema automático de envio de SMS aos utentes que realizem teste covid-19 na instituição, com excepção daqueles que estão internados.

Quando o resultado do teste é negativo ou positivo, as mensagens são enviadas automaticamente ao utente logo após a confirmação do mesmo pelo Serviço de Patologia Clínica.

Se o utente for proveniente da urgência e o resultado for inconclusivo, na mensagem é sugerido “ligue para a Saúde 24”. Aos restantes utentes – da Consulta Externa, Hospital de Dia e profissionais de saúde -, quando o resultado do teste é inconclusivo, a sugestão é “entre em contacto com o médico assistente”.

“Esta ferramenta, além de libertar os recursos humanos para outras tarefas, torna mais célere a comunicação e, simultaneamente, reduz a ansiedade dos utentes”, salienta o Conselho de Administração.

Leia também...
Foto de arquivo

ULS Médio Tejo abre concurso para contratar 24 médicos especialistas

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo, com sede em…

Hospital de Santarém no limite da capacidade de internamento de doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista…

Fundação quer vacinas pneumocócicas gratuitas para todas as doenças respiratórias crónicas

A Fundação Portuguesa do Pulmão (FPF) apelou esta semana para o alargamento…

Transmissão comunitária preocupa autarcas de Santarém

Os autarcas de Santarém estão apreensivos com a evolução negativa da situação…