O Hospital Distrital de Santarém (HDS) decidiu retomar as visitas aos doentes internados esta quarta-feira, dia 5 de Maio, efectuando-se quatro dias por semana, após terem sido suspensas nos últimos meses.

A redução do número de casos de Covid-19 pesou na decisão do Conselho de Administração, que vê na visita aos utentes “um imperativo em termos de humanização e aproximação“.

As visitas acontecem às terças-feiras, quartas-feiras, sábados e domingos, devendo as mesmas ser antecedidas de marcação prévia, realizada telefonicamente pelo serviço de internamento respectivo. Nos quatro dias de visita é apenas permitida uma visita por doente internado, tendo cada visita a duração de 30 minutos. Os únicos doentes que permanecem sem visitas em enfermarias são os doentes Covid-19, salvo situações excepcionais e devidamente justificadas.

As visitas estão sujeitas a horário fixo e pré-definido consoante o quarto de internamento e a respectiva cama. Para os doentes que ocupam o mesmo quarto as visitas serão desfasadas no horário. Os visitantes devem apresentar-se 30 minutos antes do horário de visita. À chegada será cumprido um conjunto de regras de segurança, nomeadamente desinfecção das mãos, substituição de máscara por uma que lhes é facultada à entrada, medição de temperatura, entre outras.

Os visitantes apenas podem aceder ao piso onde quem visitam está internado, não podendo deslocar-se a outros pisos ou dentro do mesmo serviço visitar outros doentes.

Toda a informação relativa à visita, cuidados durante a mesma, medidas de protecção, distanciamento social e surgimento de complicações nos 14 dias seguintes, estará referida em folheto a entregar no dia da visita, a todos os visitantes.

Leia também...
Foto de arquivo

Bastonário quer bom senso do Governo para resolver falta de médicos nos hospitais

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) apelou ao bom senso do…
Foto de arquivo

Gripe com atividade crescente e planos de contingência devem continuar ativados

Portugal regista uma atividade de gripe crescente, adianta o relatório sobre os…

Vieira da Silva escolhido para presidir o Conselho Consultivo do CHMT

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo escolheu José António Vieira da Silva…
Foto de arquivo

Torres Novas cede antigo edifício da CGD para Centro de Estudos em Saúde

A Câmara de Torres Novas assinou hoje o protocolo de cedência do…