O Hospital de Vila Franca de Xira, com mais de 40 pessoas infectadas com covid-19, pediu o encaminhamento temporário de doentes que chegam às urgências desta unidade através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes para outros hospitais.

“O Hospital Vila Franca de Xira [distrito de Lisboa] solicitou […] o encaminhamento dos doentes orientados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para serviços de urgência de outras unidades hospitalares”, explicita a informação enviada às redacções pela unidade hospitalar.

A mesma informação acrescenta que a medida é “temporária” e “decorre da necessidade de garantir resposta nos serviços de internamento que, actualmente, se encontram com capacidade limitada”.

Contudo, o serviço de urgência do hospital “mantém-se disponível aos utentes que se desloquem pelos próprios meios”.

O Hospital de Vila Franca de Xira registou hoje 19 doentes e 23 trabalhadores contagiados com o SARS-CoV-2, disse à Lusa fonte hospitalar.

A existência deste surto foi divulgada na terça-feira.

“O Hospital Vila Franca de Xira informa que realizou um total de 290 testes de despistagem à covid-19 à população hospitalar, destes registaram-se 238 resultados negativos, entre colaboradores e doentes. Com teste positivo foram identificados 19 doentes internados e 23 profissionais”, adianta fonte hospitalar, em nota enviada à Lusa.

A mesma fonte refere que se registou, entretanto, um óbito, um “doente de 90 anos que sofria de múltiplas patologias graves associadas”, e que se encontram três doentes internados que “inspiram mais cuidados devido à idade avançada”.

“Os restantes doentes mantêm-se clinicamente estáveis e os profissionais encontram-se em isolamento no domicílio”, esclarece a nota.

A mesma fonte acrescenta que, para proteção dos doentes e dos profissionais, o Hospital de Vila Franca de Xira vai manter o reforço das medidas de segurança e higienização implementadas, onde se inclui a suspensão da presença de acompanhantes no serviço de Medicina Interna.

Leia também...

Associação de Laboratórios Clínicos contesta internalização de análises nas ULS

A Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL) manifestou-se hoje contra a internalização dos serviços de análises clínicas nas Unidades Locais de Saúde (ULS), tendo…

Vila Franca de Xira terá centro para urgências pediátricas não urgentes

Os habitantes de Vila Franca de Xira, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Benavente terão, a partir de 15 de março, um centro de…

Maternidade do CHMT fecha 2020 com mais partos

A Maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), instalada em Abrantes, registou 834 nascimentos em 2020 e ultrapassou a barreira dos 800 partos…

Almeirim com dificuldade em contactar 400 pessoas com 65 ou mais anos para vacinação

O concelho de Almeirim tem cerca de 400 pessoas com 65 anos ou mais anos que ainda não foram vacinadas contra a covid-16 porque…