A atleta riomaiorense, campeã mundial e europeia dos 50 quilómetros marcha, Inês Henriques, está em risco de falhar o campeonato nacional, agendado para 13 de Janeiro de 2019, devido a uma lesão.

“Na semana passada, a treinar, senti parte do isquiotibial esquerdo a estirar muito. Tive de parar imediatamente. Sei que é uma rotura, mas não sei qual a extensão. Estamos à espera. Vou ter de fazer uma pausa. Provavelmente não vou conseguir estar em Porto de Mós”, disse Inês Henriques, na apresentação dos campeonatos, que aconteceu ontem, em Leiria.

A marchadora, que somou títulos nacionais nos últimos três anos, ambicionava renovar o estatuto de campeã em 2019: “Este ano, em Porto de Mós, o objetivo era cumprir e ser campeã nacional dos 35 quilómetros, porque vai ser uma época muito longa. Mas, infelizmente, provavelmente não vou participar. Mas vou estar cá a apoiar os meus colegas.”

Depois de um ano “muito difícil”, em que foi campeã da Europa, mas sofreu bastante com a desistência no mundial de equipas, Inês Henriques faz um balanço “muito bom” de 2018.

“Mas foi muito difícil. Aquela desistência foi marcante e foi muito difícil recuperar e voltar. Mas, apesar de todas as dificuldades que passei, consegui na mesma aquela vitória para mim e para Portugal”, disse.

Para 2019, Inês Henriques espera recuperar totalmente para atacar dois grandes objetivos: vencer a Taça da Europa, em 19 de maio, na Lituânia – “e, se tiver condições favoráveis e estiver muito bem fisicamente, tentar alcançar novamente o recorde do mundo de 50 quilómetros” – e conquistar o título mundial no Qatar, em 28 de setembro.

“O resto é para se fazer, porque os anos vão passando. Não que me sinta velha, mas é óbvio que tenho de gerir muito bem os esforços, para que, nos momentos certos, esteja muito, muito bem”, diz a marchadora.

A internacional portuguesa pensa também nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020 e o ano que agora acaba trouxe, no início de dezembro, uma boa novidade:

“Conseguimos, os atletas e o advogado Paul [Demeester] falar, no Mónaco, com todos os membros da IAAF [federação internacional de atletismo] e conseguimos que recomendassem os 50 quilómetros marcha para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Falta o Comité Olímpico Internacional dar o OK, mas, em princípio, vai avançar. O nosso advogado já disse que, se não derem OK, há outras formas… Eles não vão querer arranjar problema com o Paul, que tem um amor à marcha e a esta causa dos 50 km marcha [femininos]. Ele começou nisto em 2017 e tem sido o meu anjo da guarda.”

Confirmando-se os 50 quilómetros marcha femininos nos Jogos Olímpicos, Inês Henriques quer lá estar e com ambição:

“Quero estar em Tóquio, a lutar por uma medalha. É o único título que me falta. Não é fácil, tenho noção, mas só penso em trabalhar. Se isso acontecer, os resultados aparecem depois.”

Leia também...

Câmara Municipal de Salvaterra de Magos aprova Orçamento de 12,47 milhões de euros para 2019

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos aprovou por maioria o Orçamento, Grandes Opções do Plano e Plano Plurianual de Investimentos para o ano…

Stand Feelauto celebra o seu 19º Aniversário

O Stand Feelauto, em Almeirim, festeja o seu 19º. Aniversário, com oportunidades únicas. Vão ser 4 dias de festa, de 29 a 31 de…

Faleceu Maria Fernanda Barata colaboradora de quase três décadas do Correio do Ribatejo

Maria Fernanda Barata, colaboradora de há quase três décadas do Correio do Ribatejo, onde assinava a sua coluna ‘Baú de Recordações’, faleceu no passado…

12 detidos pela Polícia de Segurança Pública na última semana

A Policia de Segurança Pública de Santarém deteve 12 cidadãos, entre 25 ee 31 de Maio, no âmbito de operações de prevenção e dissuasão…