A marchadora portuguesa Inês Henriques encetou esta quarta-feira, 29 de Abril, uma ultramaratona a correr até ao santuário de Fátima, em Ourém, desde Vale do Medo, em Rio Maior, para assinalar o seu 40.º aniversário.

“Queria fazer algo diferente no meu aniversário, que é no dia 1 de Maio, e então resolvi ir a Fátima a correr, como não podia ir na sexta-feira, pela limitação de circulação entre concelhos e para não incorrer em crime de desobediência, fui hoje”, explicou Inês Henriques.

A própria campeã do mundo dos 50 quilómetros marcha em 2017 revelou a aventura nas redes sociais, com uma fotografia no santuário de Fátima, deserto, e a legenda: “Quando começas a duvidar das tuas próprias capacidades, desavia-te e demonstra a ti mesmo que és capaz. Muito feliz e realizada por alcançar o meu objectivo de hoje! 16 anos depois, já não me lembrava das muitas subidas”.

O presente de aniversário prolongou-se por 52,88 quilómetros e durante 4:22.56 horas, segundo a própria, que cumpriu trajecto que passou por Alcanede, Monsanto, Serra de Santo António e Minde, atravessando os concelhos de Santarém e Alcanena, em menos sete minutos do que tinha definido como objectivo.

“Quando cheguei tive quase a mesma sensação de terminar uma competição de 50 quilómetros, emoção, alegria e também umas lágrimas”, reconheceu a atleta riomaiorense, que contou com a companhia da irmã, em jeito de carro de apoio.

Inês Henriques já esteve presente em três edições de Jogos Olímpicos, tendo como melhor resultado o 12.º lugar no Rio2016, depois de ter sido 15.ª em Londres2012 e 25.ª em Atenas2004, sempre nos 20 quilómetros marcha.

Leia também...

Coruchense ou União de Santarém recebem troféu de campeão na última jornada

O Coruchense ou a União de Santarém podem sagrar-se campeões na última jornada do campeonato distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de…

Jovens de Ourém em grande na final do Dance Open América Grand Prix

Quatro alunos do ensino artístico especializado em dança da Arabesque – Academia de Dança, de Ourém, participaram entre os dias 11 e 14 de…

Espanhola Eva Guerrero Alvarez sagra-se Campeã do Santarém Ladies Open

Está encontrada a vencedora do 7.º Santarém Ladies Open e com muito mérito, diga-se.  A espanhola Eva Guerrero Alvarez, que disputou o qualifying, superiorizou-se…

U. Santarém com campanha de sócios para encher Chã das Padeiras

O União Desportiva de Santarém vai lançar uma campanha junto dos sócios que tem o objectivo de levar mais apoiantes ao Campo Chã das…