Foto de arquivo

A primavera começa na quarta-feira com as previsões meteorológicas a apontarem para bom tempo, com céu limpo e temperaturas máximas que podem ser em algumas regiões do país acima dos 20 graus Celsius, como é o caso da região de Santarém.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o Equinócio da primavera começa na quarta-feira às 21:58 (hora de Lisboa) no Hemisfério Norte.

A meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Joana Sanches, antecipa que o primeiro dia de primavera vai ser de bom tempo. “O bom tempo vai continuar como tem estado até aqui. Está previsto céu pouco nublado ou limpo, (..) e vento fraco a moderado”, disse.

As temperaturas em Santarém até à próxima semana vão oscilar entre os 20 e os 26 graus de máxima e os 6 e os 9 de temperatura mínima.

“Vamos ter também um acentuado arrefecimento nocturno”, disse a metereologista. A técnica do IPMA destacou ainda que pelo menos até ao fim de semana não está prevista precipitação.

A primavera “prolonga-se por 92,789 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Junho às 16:54 horas. Os instantes estão referenciados à hora legal de Portugal continental e Região Autónoma da Madeira”, refere no Observatório.

O equinócio, que é o instante em que o Sol, na sua órbita vista da Terra, cruza o plano do equador celeste, assinala o começo da primavera, no hemisfério norte, e do outono, no hemisfério sul. Nos equinócios, o dia e a noite duram o mesmo tempo.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…