O Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) assinalou, a 5 de Junho, 43 anos de serviço à comunidade, numa Sessão Solene no auditório Professora Maria de Lurdes Asseiro da Escola Superior de Saúde. 

A cerimónia contou com uma homenagem e oração de sapiência proferida pelo professor doutor João Guerreiro, presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), subordinada ao tema “Os vários desafios do ensino superior”.

No evento foram distinguidos antigos alunos do Instituto Politécnico de Santarém que receberam menções honrosas no âmbito do prémio carreira Alumini e foram ainda entregues prémios aos melhores alunos que actualmente estudam no Instituto.

A iniciativa teve ainda um momento de entrega de Certificados da Formação em Inovação Pedagógica a docentes e um acto de reconhecimento aos trabalhadores aposentados do Politécnico de Santarém. Contou ainda com a assinatura de um protocolo entre o Politécnico de Santarém e o Politécnico de Setúbal com vista à expansão do Centro de Investigação em Qualidade de Vida, actualmente coordenado pelo IPSantarém, perspectivando a acreditação de futuros programas de doutoramento.

A sessão contou com a intervenção de João Moutão, presidente do Instituto Politécnico de Santarém, João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, André Pinto, Representante dos Estudantes do Politécnico de Santarém e de Filipe Santana Dias, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior.

João Moutão deixou um agradecimento a toda a comunidade da Instituição demonstrando uma grande ambição para que “o politécnico continue a crescer na sua relevância para a região e para o país. Para além daquilo que são as missões tradicionais do ensino, da investigação e de aumentar cada vez mais a interacção com a sociedade, respondendo às especificidades e complexidades da região em que nos inserimos e às particularidades das expectativas das entidades dos cidadãos que aqui residem. Que continue este trabalho de valorização do ensino superior politécnico a que temos assistido nos últimos anos”, afirmou.

João Moutão, presidente do Instituto Politécnico de Santarém

Por sua vez, João Teixeira Leite referiu que “ao longo dos anos o instituto tem se dedicado incansavelmente a proporcionar uma formação de qualidade aos nossos estudantes, preparando-os para os desafios do mundo profissional e incentivando-os a alcançar todo o seu potencial. A dedicação dos professores e restantes colaboradores tem sido fundamental nesta jornada e é graças ao emprenho de cada um deles que podemos orgulhar-nos dos excelentes resultados obtidos”, observou.

“Quero destacar o empenho do senhor presidente, Dr João Moutão, em estabelecer uma forte ligação com a comunidade, promover projectos e acções que contribuem para o desenvolvimento regional. Comparando o ano lectivo anterior com este, temos mais 407 alunos dentro das nossas 101 escolas do concelho. Sabemos que o politécnico cresceu 10% face ao ano anterior. Neste âmbito, conscientes da importância do ensino, sabemos que é com a escola que conseguimos eliminar as barreiras sociais e é com a educação que conseguimos preparar o país para os desafios do futuro”, concluiu João Teixeira Leite.

João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém

Filipe Santana Dias, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, referiu que o município “terá sempre uma divida de gratidão para com o Instituto Politécnico de Santarém. É hoje um concelho bastante diferente do que era antes da escola superior de desporto de Rio Maio. Não será demais relembrar o esforço que conjuntamente foi feito pelo IPS e pelo município de Rio Maior para que hoje a Escola Superior de Desporto seja uma referência a nível nacional e internacional”, salientou o autarca. 

Filipe Santana Dias, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior

A sessão de aniversário teve início com um momento musical do Grupo Três Bairros, com os músicos Ricardo Marques e João Correia.

Grupo três bairros

Fotos – Rita Valério

Leia também...

Desfile da Paz assinala época festiva no Cartaxo

Comunidade escolar, associações e instituições de apoio social do concelho, vão participar…

ACHAR – Zona de Intervenção Florestal – Estuário do Tejo – Plano de Gestão Florestal

Amigos de Celestino Graça prestaram-lhe homenagem nos 108 anos do seu nascimento

Cumpriram-se neste domingo, dia 9 de Janeiro, cento e oito anos sobre…

Adega do Cartaxo eleito Produtor do Ano no Sélections Mondiales des Vins no Canadá

Foram anunciados os vencedores da 30.ª edição do concurso Sélections Mondiales de Vins…