O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) suspendeu, no dia 20 de Março, o processo eleitoral para encontrar um novo presidente da direcção, cujo prazo de apresentação de candidaturas terminava na próxima segunda-feira.

Reunido esta noite, por videoconferência, o conselho geral do instituto considerou que a actual situação de pandemia provocada pelo novo coronavírus, que determinou a restrição de circulação de pessoas na instituição, “inviabiliza, manifestamente, o cumprimento dos requisitos de apresentação da declaração de candidatura”, lê-se na deliberação aprovada por unanimidade.

O Regulamento da Eleição do Presidente do IPS estabelece como requisitos de apresentação da declaração de candidatura que a mesma seja subscrita por, “pelo menos, 16 docentes (dos quais pelo menos 50% terão de ser professores de carreira), 16 estudantes e oito não docentes”.

O regulamento determina ainda que entre os subscritores conste, “pelo menos, um [elemento] de cada uma das escolas do instituto ou das suas unidades regularmente instaladas”, condição que o presidente do conselho geral, Francisco Madelino, entendeu não poder ser cumprida dado as aulas no instituto estarem suspensas desde o passado dia 12.

O calendário eleitoral previa que, após o término da apresentação de candidaturas, na segunda-feira, a admissibilidade das listas candidatas fosse aferida durante o mês de Abril e a votação fosse realizada no dia 18 de maio.

Mas “perante este constrangimento e, em simultâneo, a necessidade de assegurar a legalidade do procedimento eleitoral em curso”, o conselho geral deliberou hoje a suspensão do processo “por tempo indeterminado”.

O IPS está sem presidente desde a demissão de José Mira Potes, em 27 de Fevereiro, sendo a direcção assegurada pelo anterior vice-presidente, João Moutão.

Na base da demissão esteve a contestação ao plano de reestruturação financeira da instituição, apresentado ao Governo por José Mira Potes e que previa uma redução de despesa de cerca de um milhão de euros.

O Politécnico de Santarém engloba as escolas superiores Agrária, Saúde, Educação, e Gestão e Tecnologia (em Santarém) e de Desporto (em Rio Maior).

Leia também...

Incêndio no concelho de Rio Maior mobiliza perto de 150 operacionais e quatro meios aéreos

Um incêndio florestal que deflagrou, pelas 11h10, na freguesia de São João da Ribeira, concelho de Rio Maior, está a mobilizar perto de uma…

Horário do Cemitério de Santarém alterado nos próximos dois fins-de-semana

A Câmara de Santarém alterou o horário de funcionamento do Cemitério dos Capuchos entre as 09h00 e as 12h30, nos dois próximos fins-de-semana (dias…

Igreja quer cemitérios abertos a 1 e 2 de Novembro

Foto ilustrativa A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) pediu que os cemitérios se mantenham abertos nos dias de Todos os Santos e de Todos os…

DGS desaconselha uso de parques infantis por terem “riscos acrescidos”

Foto ilustrativa A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, frisou que a utilização de parques infantis encerra “riscos acrescidos”, desaconselhando a sua utilização por serem…