O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) suspendeu, no dia 20 de Março, o processo eleitoral para encontrar um novo presidente da direcção, cujo prazo de apresentação de candidaturas terminava na próxima segunda-feira.

Reunido esta noite, por videoconferência, o conselho geral do instituto considerou que a actual situação de pandemia provocada pelo novo coronavírus, que determinou a restrição de circulação de pessoas na instituição, “inviabiliza, manifestamente, o cumprimento dos requisitos de apresentação da declaração de candidatura”, lê-se na deliberação aprovada por unanimidade.

O Regulamento da Eleição do Presidente do IPS estabelece como requisitos de apresentação da declaração de candidatura que a mesma seja subscrita por, “pelo menos, 16 docentes (dos quais pelo menos 50% terão de ser professores de carreira), 16 estudantes e oito não docentes”.

O regulamento determina ainda que entre os subscritores conste, “pelo menos, um [elemento] de cada uma das escolas do instituto ou das suas unidades regularmente instaladas”, condição que o presidente do conselho geral, Francisco Madelino, entendeu não poder ser cumprida dado as aulas no instituto estarem suspensas desde o passado dia 12.

O calendário eleitoral previa que, após o término da apresentação de candidaturas, na segunda-feira, a admissibilidade das listas candidatas fosse aferida durante o mês de Abril e a votação fosse realizada no dia 18 de maio.

Mas “perante este constrangimento e, em simultâneo, a necessidade de assegurar a legalidade do procedimento eleitoral em curso”, o conselho geral deliberou hoje a suspensão do processo “por tempo indeterminado”.

O IPS está sem presidente desde a demissão de José Mira Potes, em 27 de Fevereiro, sendo a direcção assegurada pelo anterior vice-presidente, João Moutão.

Na base da demissão esteve a contestação ao plano de reestruturação financeira da instituição, apresentado ao Governo por José Mira Potes e que previa uma redução de despesa de cerca de um milhão de euros.

O Politécnico de Santarém engloba as escolas superiores Agrária, Saúde, Educação, e Gestão e Tecnologia (em Santarém) e de Desporto (em Rio Maior).

Leia também...

Despiste de pesado de mercadorias provoca um ferido

O condutor de um veículo pesado de mercadorias ficou com ferimentos considerados…
lusa

Concluída remoção de 15 mil m3 de lamas das águas do Tejo com “excelente qualidade”

Os trabalhos de remoção de lamas no rio Tejo, junto às Portas…

Avaliação ao maior fogo de 2019 aponta falha na mobilização dos meios aéreos em Mação

O relatório de avaliação do incêndio de Fundada, que ocorreu em Julho…

“As pessoas querem é que dos planos se passe à obra”

O Correio do Ribatejo solicitou aos deputados da Assembleia da República eleitos…