O XVI Encontro Internacional de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar (PORTSUGAR) foi apresentado ontem, quinta-feira, dia 13 de Setembro, por Inês Barroso, vereadora da Câmara de Santarém, Adolfo Martins Lopo, presidente da direcção do Clube Português de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar (CLUPAC) e Paulo Marques, representante local do CLUPAC, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santarém.

O PORTSUGAR, encontro anual de coleccionadores de pacotes de açúcar, promovido pelo CLUPAC, tem lugar, este ano, na Casa do Campino nos dias 22 e 23 Setembro. Esta iniciativa, que se realiza desde 2002, proporciona a troca de pacotes de açúcar entre os participantes e promove a confraternização entre os coleccionadores.

Neste momento, estão inscritos cerca de 150 participantes de Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha e República Checa.
Com o objectivo de divulgar o coleccionismo periglicófilo e os valores culturais do concelho junto dos respectivos participantes e visitantes, todos os coleccionadores que participam neste encontro recebem uma série promocional de 10 pacotes de açúcar com imagens do concelho, já distribuída a nível nacional pela Delta, e mais 60 pacotes exclusivos do encontro com outras imagens representativas da cultura do concelho de Santarém.

O dia 22 de setembro (sábado) é o dia de trocas de pacotes de açúcar, sendo que das 16h00 às 18h00, o evento é aberto ao público. No dia seguinte, os coleccionadores vão visitar alguns locais do concelho e podem participar nos jogos tradicionais.

No âmbito do apoio a actividades de interesse municipal da natureza cultural e recreativa, competência conferida às câmaras municipais, foi também assinado hoje um acordo de parceria que regula a realização deste evento.

(notícia desenvolvida na edição impressa de 21 de Setembro)

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.