A 2.ª edição da Inter-Educa – Feira de Educação, Emprego e Empreendedorismo decorreu de 16 a 18 de Abril em Santarém.

O evento começou na terça-feira com a visita à empresa Mocapor, sediada em Pé da Pedreira, na freguesia de Alcanede com todos os parceiros e deu a conhecer uma das empresas de referência nacional e internacional sediada no Concelho de Santarém.

Com mais de 20 entidades expositoras da oferta formativa do Município de Santarém e com mais de 20 empresas ofertas profissionais, a Inter-Educa afirma-se como o ponto de encontro certo para acompanhar a decisão dos jovens e apoiar a economia da região.

A edição deste ano apresentou uma oferta educativa abrangente, desde o 9.º ano de escolaridade até à formação de nível superior, incluindo mestrados, proporcionando assim oportunidades formativas do nível 3 ao 7 do Quadro Nacional de Qualificações da DGES – Direcção-Geral do Ensino Superior.

A inauguração da Feira oficializada por João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, foi sucedida por uma visita institucional aos stands expositores. 

João Teixeira Leite realça que “mostrar o que de melhor se faz no nosso concelho, do ponto de vista do processo formativo, de aprendizagem, mas também do melhor que se faz a nível empresarial, promover a ligação das instituições de ensino e as empresas é o objectivo principal da Inter-Educa, potenciando dessa forma a adaptação das ofertas formativas às necessidades reais do mundo empresarial e por sua vez as empresas reterem  os talentos que resultam da aprendizagem adquirida nas instituições de ensino do Concelho”.

Seguiu-se uma mesa redonda intitulada “Transição de Conhecimento” moderada por João Teixeira Leite que contou com a presença de Domingos Martinho, Director do ISLA; Rogério Palmeiro, Coordenador do Gabinete de Empreendedorismo, Empregabilidade e Alumni, Daniela Almeida, Presidente da FAPOESTEJO; Francisco Luís, CEO da Mocapor; e Elsa Benavente, Directora de Desenvolvimento de Recursos Humanos na J. J. Louro Pereira S.A..

O dia terminou com uma demonstração prática efectuada pela Escola Profissional do Vale do Tejo.

Ao longo dos três dias passaram pelo evento mais de sete centenas de alunos provenientes dos diferentes agrupamentos escolares e instituições de ensino do Município de Santarém. 

Este ano, o evento contou com dois palcos, um destinado a apresentações e conversas teóricas e o outro apropriado para a realização de workshops. 

Ao longo de três dias passaram pela Inter-Educa – Feira de Educação, Emprego e Empreendedorismo mais de 30 oradores e 10 Workshops de demonstrações práticas dos alunos dos diferentes cursos e o último dia (quinta-feira) contou com a realização de uma feira de emprego.

Leia também...

Construção da residência de estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior arranca este mês

A construção da nova residência de estudantes do Politécnico de Santarém, em Rio Maior, que conheceu avanços, recuos e falta de verbas, vai finalmente…

“Há muitos receios e a gestão do medo e da insegurança é complexa”

Ana Cláudia Cohen – Directora do Agrupamento de Escolas de Alcanena Como é que a Escola preparou este regresso às aulas presenciais?Dia 18 assinalou…

“O desafio da qualificação dos nossos cidadãos nunca está terminado”

ESGTS comemora 36 anos esta segunda-feira, 22 de Novembro.

“Em Tomar a Aprender” que a empatia e o humor são essenciais na educação

Decorreu ontem, terça-feira, dia 5 de Setembro, a parte inicial do encontro Em Tomar a Aprender, que todos os anos junta, em dois dias,…