Foto: Associação Teatro Beleza

A Associação Teatro Beleza, que se dedica ao teatro comunitário, em Rio Maior, alega ter sofrido prejuízos de milhares de euros, provocados por inundações na sede, que todos os anos resultam na destruição de cenários e figurinos.

“A última inundação foi na terça-feira, assim que caíram as primeiras chuvas, mas isto é um problema recorrente, que acontece todos os anos e que tem causado milhares de euros de prejuízos à associação”, disse à agência Lusa o presidente da Associação Teatro Beleza, Rui Germano.

A associação, sediada numa cave e no rés-do-chão de um prédio na avenida Paulo VI, em Rio Maior, tem naquele espaço “uma sala de ensaios e de pequenas apresentações” dos projetos de teatro comunitário que desenvolve no concelho e, “sempre que chove, a cave inunda-se obrigando a andar com todo o material escada abaixo, escada acima”, explicou o também diretor artístico do Teatro Beleza.

O problema, “que se repete nos últimos quatro anos”, já provocou a destruição de “cenários, figurinos, guarda-roupa e materiais, como fotografias de grande dimensão usadas em alguns projetos”.

A isto, Rui Germano junta “estragos no mobiliário e cadeiras”, estimando “prejuízos superiores a seis mil euros”, ao longo dos últimos quatro anos.

“Tudo o que é madeira apanha água, acaba por inchar e acaba por se deteriorar, além de materiais e registos, [há] vários anos de trabalho que se perderam, o que causa a desmotivação do grupo”, afirmou.

De acordo com o presidente da associação, o problema já foi comunicado aos proprietários do imóvel e à Câmara de Rio Maior, “porque naquela zona há também um problema de infiltração de água nos terrenos que leva a problemas de águas e humidades”. Porém, lamentou, “proprietários, condomínio e Câmara empurram a responsabilidade uns para os outros e o problema continua sem resolução”.

Contactada pela agência Lusa, a associação proprietária do imóvel, o Grémio Riomaiorense, reconheceu tratar-se de “um problema que já existe há cerca de seis ou sete anos e que não se tem conseguido resolver, apesar dos esforços, junto da câmara e do prédio vizinho”, explicou Vítor Félix, da direção do Grémio.

O mesmo responsável afirmou ter sido “surpreendido com esta inundação, logo às primeiras chuvas”, mas garantiu que “o Grémio já contactou um empreiteiro e vai avançar com as reparações necessárias e assumir os custos”.

A Lusa tentou, sem sucesso, obter mais esclarecimentos junto da Câmara de Rio Maior.

A Associação Beleza Teatro desenvolve, desde 2021, um projeto comunitário em parceria com a Câmara, que inclui programação, formação e criação artística nas dez freguesias do concelho.

O projeto previa a criação de um grupo de trabalho em cada freguesia e apresentação de 100 espetáculos criados com a participação das populações locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Centro Social do Pego aciona Fundo de Socorro para saldar dívidas

O Centro Social do Pego, em Abrantes (Santarém), que atravessa graves problemas financeiros, com dívidas a fornecedores e a mais de 80 trabalhadores, vai…

Grupo de Santarém muda de Cabo

A Corrida de hoje, sábado, dia 10 de Junho, na Monumental “Celestino Graça” fica marcada pela transmissão de poderes no prestigiado Grupo de Forcados…

Acidente provoca dois feridos em Santarém

Um acidente entre dois ligeiros provocou o corte da circulação na Rua Pedro Santarém ontem, quinta-feira, dia 12 de Dezembro. Do acidente resultaram dois…

Turismo Centro de Portugal cria rede de parceiros para aposta no Turismo Industrial

A aposta no Turismo Industrial permitirá combater a sazonalidade, alavancar estadias mais prolongadas e promover a coesão territorial, defendeu o presidente do Turismo Centro…