O Conselho Europeu de Inovação vai apoiar com 14,5 milhões de euros quatro projectos portugueses ligados à inteligência artificial, à medicina regenerativa, à virologia e à aquacultura, anunciou a Comissão Europeia em comunicado.

Um desses projectos inovadores, apoiado com 4.2 milhões de euros, é liderado pelo investigador escalabitano Miguel Castanho, na área de combate a vírus de grande perigo.

O ‘NOVIRUSES2BRAIN’ tem como objectivo “desenvolver e seleccionar fármacos que sejam eficazes e capazes de transpor as barreiras placentária e hematoencefálicas, alcançando o cérebro dos infectados (e seus fetos no caso de grávidas) para que o Zika, Dengue, Chikungunya e outros vírus, como sarampo e VIH, possam ser “perseguidos” além destas barreiras.

O projecto reúne a experiência e perícia de grupos de investigação de Portugal (Instituto de Medicina Molecular, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa), Espanha (Universidade Pompeu Fabra, Barcelona) e Brasil (Universidade Federal do Rio de Janeiro), além de uma empresa alemã (Synovo Gmbh, Tübingen).

“O objectivo é desenvolver um medicamento inteligente capaz de inactivar simultaneamente vários tipos de vírus capazes de se alojarem no Sistema Nervoso Central e provocar complicações neurológicas”, referiu ao Correio do Ribatejo o investigador responsável pelo projecto.

Os restantes três projectos portugueses são o “ChipAi”, coordenado pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, da responsabilidade do investigador Bruno Romeira; o “NeuroStimSpinal”, liderado pela Universidade de Aveiro, que procura novas soluções para lesões na espinal medula; e o “FishAI”, onde participa a empresa portuguesa Biofabics, especialista em engenharia de tecidos tridimensionais, direccionado para a produção sustentável de peixes saudáveis.

Os quatro projectos portugueses estão entre 38 trabalhos científicos que o Conselho Europeu de Inovação vai apoiar com um financiamento total de 124 milhões de euros.

 

Leia também...

Operação “Natal Tranquilo” mais longa e com o dobro dos mortos da do ano passado

Quinze pessoas morreram na operação “Natal Tranquilo” da GNR este ano, mais…

Sete adolescentes feridos em despiste na A1

Um despiste de uma viatura ligeira de nove lugares, seguido de capotamento,…

Gabiluísa assinala 27 anos de boas contas

A Gabiluísa – Contabilidade e Gestão, Lda. assinala, no próximo mês, 27…

Encontro internacional traz contadores de histórias de cinco países ao distrito

Dez contadores de cinco países participam na primeira edição do Encontro Internacional…