A Câmara de Rio Maior inaugurou no passado sábado (dia 28 de Setembro) uma nova residência para estudantes, com capacidade para 62 camas, num investimento superior a dois milhões de euros.
A nova residência visa “colmatar a necessidade de alojamento a preços mais acessíveis”, informou a Câmara de Rio Maior, em comunicado.
Além do “apoio aos jovens que escolheram Rio Maior para estudar”, a residência, localizada no centro histórico da cidade, irá também revitalizar esta zona, defendeu a autarquia.
Denominada “Domus Alumni”, numa referência histórica ao passado romano de Rio Maior, “a nova residência, há muito desejada, não só representa uma mais-valia para o apoio aos jovens que escolheram Rio Maior para estudar, como para a revitalização do centro histórico da cidade”, afirmou o presidente do município, Filipe Santana Dias (PSD), citado na nota de imprensa.
Com capacidade para 62 camas, a residência destina-se a alunos bolseiros, alunos beneficiários do Programa Erasmus + e docentes do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), que terão ao seu dispor 31 quartos duplos, áreas sociais e administrativas, bem como áreas técnicas e de equipamentos.
O valor total do projecto foi de 2.153.668,00 euros, dos quais 2.024.610,00 de euros resultaram do financiamento do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior do Erasmus + através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
No âmbito de um protocolo com a Câmara de Rio Maior, a gestão da residência ficará a cargo do IPSantarém, entidade que será também responsável pela selecção dos alunos e pelo pessoal de apoio às instalações.
Esta residência vem juntar-se a uma outra, inaugurada em Junho na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, polo do IPSantarém.
Com capacidade para 122 camas, divididas por quartos duplos e individuais, este equipamento está instalado no campus da escola e equipado com cozinha, lavandaria e sala de estudo.