A Infraestruturas de Portugal (IP) vai investir 2,8 milhões de euros no reforço e protecção das fundações da Ponte Ferroviária sobre o Tejo, da Linha da Beira Baixa, em Abrantes, tendo consignado a empreitada na quarta-feira.

Em comunicado, a IP dá conta de que as obras de reforço e protecção das fundações da ponte, ao quilómetro 2,930 da Linha da Beira Baixa, têm um prazo de execução de 600 dias (20 meses), que começou a ser contado na quarta-feira, 17 de Novembro.

A empreitada, que tem como objectivo a “melhoria das condições estruturais” daquela ponte centenária, irá envolver, entre outros, trabalhos ao nível da “reabilitação dos aparelhos de apoio, reparação das alvenarias e cantarias dos pilares e encontros, protecção dos pilares (do P2 a P6), e execução de prismas de enrocamento de protecção contra a erosão, em torno de todos os pilares”.

PUBLICIDADE

Para a intervenção no troço que liga Abrantes à Guarda “não será necessário implementar restrições à circulação ferroviária”, refere a IP.

A ponte em causa cruza o rio Tejo no troço entre as estações de Abrantes e Alferrarede, foi construída em 1889 e entrou ao serviço em 1891. Com um comprimento de 428 metros, foi construída em metal, sendo parte da linha ferroviária da Beira Baixa.

A Ponte do Tejo na Linha da Beira Baixa foi objecto de uma intervenção de reforço em 1988, de modo a permitir a introdução de electrificação na via.

O concurso público para adjudicação da obra foi publicado em 22 de Janeiro de 2021 em Diário da República, com um preço base de 3,5 milhões de euros.

PUBLICIDADE
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…

Moinho de Fau e Restaurante no Jardim das Portas do Sol colocados em hasta pública

A Câmara Municipal de Santarém vai realizar um hasta pública, no próximo…