A Infraestruturas de Portugal (IP) vai investir 3,5 milhões de euros no reforço e protecção das fundações da Ponte Ferroviária sobre o Tejo, Linha da Beira Baixa, em Abrantes, tendo sido publicado um concurso para contratação da empreitada.

O concurso público para adjudicação da obra foi publicado em 22 de Janeiro em Diário da República, com um preço base de 3,5 milhões de euros.

Em declarações à Lusa, fonte da IP disse que os interessados têm 47 dias úteis para concorrer à empreitada, que “deverá ter início no terceiro trimestre deste ano”, com um prazo de execução de 20 meses (600 dias).

A intervenção da ponte no troço que liga Abrantes à Guarda visa o “reforço e protecção das fundações da Ponte do Tejo, situada ao quilómetro 2,930 da Linha da Beira Baixa”, em Abrantes, e “envolverá a execução de trabalhos de reforço da estrutura, de substituição dos aparelhos de apoio no pilar P6 e de protecção da estrutura contra fenómenos de erosão”.

Em reunião de executivo, o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, realçou na terça-feira a importância desta intervenção, esperando que “possa arrancar a todo o tempo”.

Segundo o autarca, a obra incluirá também “trabalhos de reforço da estrutura para as principais acções horizontais (forças de frenagem e sismo), reparação das anomalias existentes nas placas de base dos aparelhos de apoio em pilar, prevendo-se a sua substituição, e implementação de soluções que garantam a protecção da estrutura contra fenómenos de erosão, nomeadamente os originados pelo escoamento do rio Tejo e outros agentes externos prejudiciais à integridade da estrutura”.

A ponte em causa cruza o rio Tejo e entrou ao serviço em 1891. Com um comprimento de 442 metros, foi construída em metal, sendo parte da linha ferroviária da Beira Baixa.

Leia também...

Festival Bike Portugal: O mundo da bicicleta reúne-se em Santarém de 07 a 09 de Setembro

A 15ª edição do Festival Bike Portugal – Festival Internacional da Bicicleta, Equipamentos e Acessórios e Salão de Ciclismo Profissional, decorre de 07 a…

Nersant pede medidas que evitem encerramento de empresas e despedimentos

A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) propôs ao Governo várias medidas para evitar encerramento de empresas e despedimento de trabalhadores, dadas as…

Critical Software pretende duplicar equipa em Tomar

A Critical Software, empresa especializada em soluções de software e serviços de engenharia para o suporte de sistemas críticos, pretende duplicar a equipa do…

Gotik Gin entrega 200 litros de álcool ao Hospital Distrital de Santarém

A Gotik Gin, destilaria com sede no concelho de Santarém, doou 200 litros de álcool ao Hospital Distrital de Santarém (HDS), para aquela unidade…