A Infraestruturas de Portugal (IP) vai investir 3,5 milhões de euros no reforço e protecção das fundações da Ponte Ferroviária sobre o Tejo, Linha da Beira Baixa, em Abrantes, tendo sido publicado um concurso para contratação da empreitada.

O concurso público para adjudicação da obra foi publicado em 22 de Janeiro em Diário da República, com um preço base de 3,5 milhões de euros.

Em declarações à Lusa, fonte da IP disse que os interessados têm 47 dias úteis para concorrer à empreitada, que “deverá ter início no terceiro trimestre deste ano”, com um prazo de execução de 20 meses (600 dias).

A intervenção da ponte no troço que liga Abrantes à Guarda visa o “reforço e protecção das fundações da Ponte do Tejo, situada ao quilómetro 2,930 da Linha da Beira Baixa”, em Abrantes, e “envolverá a execução de trabalhos de reforço da estrutura, de substituição dos aparelhos de apoio no pilar P6 e de protecção da estrutura contra fenómenos de erosão”.

Em reunião de executivo, o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, realçou na terça-feira a importância desta intervenção, esperando que “possa arrancar a todo o tempo”.

Segundo o autarca, a obra incluirá também “trabalhos de reforço da estrutura para as principais acções horizontais (forças de frenagem e sismo), reparação das anomalias existentes nas placas de base dos aparelhos de apoio em pilar, prevendo-se a sua substituição, e implementação de soluções que garantam a protecção da estrutura contra fenómenos de erosão, nomeadamente os originados pelo escoamento do rio Tejo e outros agentes externos prejudiciais à integridade da estrutura”.

A ponte em causa cruza o rio Tejo e entrou ao serviço em 1891. Com um comprimento de 442 metros, foi construída em metal, sendo parte da linha ferroviária da Beira Baixa.

Leia também...

Startup Santarém apresenta linhas de crédito para financiamento de micronegócios

A Startup Santarém vai dar a conhecer aos empreendedores e microempresas da…

Louboutin convida aluno diplomado pela EPSM para Chefe Executivo do seu Hotel de luxo

David Abreu, aluno diplomado pela Escola profissional de Salvaterra de Magos (EPSM)…

Associação empresarial de Fátima apela a um alívio fiscal para sector do turismo religioso

 A Aciso – Associação Empresarial Ourém-Fátima apelou a um alívio fiscal para…

Sumol+Compal sobe salário base para 730 euros e retribuição mínima de referência para 920 euros

 A Sumol+Compal aumentou o salário base para 730 euros e a retribuição…