O projecto “Inovação Digital CV” é um projecto piloto que resulta de uma parceria entre a Universidade de Santiago e o Instituto Politécnico de Santarém e que tem como grande objectivo desenvolver a literacia digital nos agrupamentos de escolas da ilha de Santiago, em Cabo Verde.
Capacitar com competências digitais os docentes dos agrupamentos das escolas da ilha de Santiago, em Cabo Verde, criar e lançar a página web dos agrupamentos, promover a utilização dos sistemas de gestão de aprendizagem nos agrupamentos, desenvolver competências para a cidadania digital no corpo docente e nos estudantes são alguns dos fins a que o projecto se propõe.
Este projecto foi apresentado recentemente na Universidade de Santiago, em Cabo Verde e contou com a presença do presidente do Politécnico de Santarém, professor João Moutão, do pró-presidente para a área da Internacionalização e Cooperação, professor João Samartinho e com as docentes Cristina Novo, Ana Torres e Marisa Lopes que apresentaram este ambicioso projecto em sala.
Após o discurso de abertura proferido pelo Reitor da Universidade de Santiago, em Cabo Verde, Professor Gabriel Fernandes e pelo presidente do Instituto Politécnico de Santarém, professor João Moutão, o pró-presidente para a área da Internacionalização e Cooperação, professor João Samartinho falou da participação do IPSantarém no projecto e da parceria entre as duas Instituições de Ensino Superior, sendo que mostrou-se “bastante satisfeito” com a adesão e participação das escolas, pelo que acredita que num futuro próximo o projecto poderá ser implementado em outras escolas da região e até estender-se a todo o país.
Este projecto envolve a formação de 64 docentes dos ensinos básico e secundário de 4 agrupamentos de escolas da ilha de Santiago, em Cabo Verde. Esta formação tem duração de 1 mês em regime de B-Learning nas áreas de formação de “Concepção e Publicação de Páginas Web” e “Sistema de Gestão de Aprendizagem e Cidadania “Digital.
A cooperação entre as duas Instituições de Ensino Superior será bastante benéfica tendo em conta o projecto inovador na região e o fomento de uma cidadania digital.