O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso laranja devido ao vento forte e sob aviso amarelo devido à precipitação forte e persistente, avisos que que vigoram em diferentes períodos até ao próximo sábado, no distrito de Santarém.

No aviso relativo ao vento, que se mantém entre as 12h15 desta quinta-feira e as 3h00 de sexta-feira, na região de Santarém podem ser registadas rajadas de vento entre os 100 quilómetros por hora.

O aviso relativo à precipitação forte e persistente vigora no mesmo período do aviso laranja e volta a ser emitido a partir das 9h00 até as 18h00 de sábado.

Segundo o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, até as 16h30, no distrito de Santarém registaram-se 80 ocorrências na sua maioria relativas a queda, corte ou remoção de árvores, inundações de edifícios ou estruturas em queda.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou na quarta-feira a população para o agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.

A Proteção Civil alerta para a possibilidade de “inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem”, e “inundações por transbordo das linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis”.

Informa ainda que, tendo em conta as previsões do IPMA, há a possibilidade de inundações de “estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem” e de formação de lençóis de água na estrada, além da queda de ramos de árvores, danos em estruturas montadas ou suspensas.

Leia também...

Alcanena reabre Ponte da Várzea após requalificação

A inauguração da obra de requalificação da Ponte da Várzea terá lugar no próximo dia 7 de Julho, estando a via já aberta à…

Rio Maior inaugura Laboratório do Conhecimento e entrega equipamentos às escolas

A Câmara de Rio Maior inaugura, na sexta-feira, um Laboratório do Conhecimento destinado a promover a literacia digital e o conhecimento científico do território…

Abatimento de piso no Centro Histórico

Os Bombeiros Municipais de Santarém procederam ao início da manhã desta sexta-feira, 1 de Fevereiro, ao isolamento de um abatimento de piso na Travessa…

“À pandemia poderá somar-se um pandemónio”

O investigador Miguel Castanho lidera actualmente o grupo de Bioquímica do Desenvolvimento de Fármacos e Alvos Terapêuticos no Instituto de Medicina Molecular da Universidade…