O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso laranja devido ao vento forte e sob aviso amarelo devido à precipitação forte e persistente, avisos que que vigoram em diferentes períodos até ao próximo sábado, no distrito de Santarém.

No aviso relativo ao vento, que se mantém entre as 12h15 desta quinta-feira e as 3h00 de sexta-feira, na região de Santarém podem ser registadas rajadas de vento entre os 100 quilómetros por hora.

O aviso relativo à precipitação forte e persistente vigora no mesmo período do aviso laranja e volta a ser emitido a partir das 9h00 até as 18h00 de sábado.

Segundo o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, até as 16h30, no distrito de Santarém registaram-se 80 ocorrências na sua maioria relativas a queda, corte ou remoção de árvores, inundações de edifícios ou estruturas em queda.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou na quarta-feira a população para o agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.

A Proteção Civil alerta para a possibilidade de “inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem”, e “inundações por transbordo das linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis”.

Informa ainda que, tendo em conta as previsões do IPMA, há a possibilidade de inundações de “estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem” e de formação de lençóis de água na estrada, além da queda de ramos de árvores, danos em estruturas montadas ou suspensas.

Leia também...

IP instala semáforos na ponte da Chamusca

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou esta sexta-feira, 21 de Junho que está a instalar semáforos na Ponte da Chamusca, uma intervenção que tem…

GNR resgata idosa caída em tanque

Os militares do Posto Territorial da GNR de Marinhais, resgataram uma idosa, com 85 anos, que se encontrava ferida e caída no interior de…

Casal atacado por vespa asiática em Tomar

Dois madeireiros, um homem e uma mulher, foram atacados por vespas asiáticas, na quarta-feira, 28 de Agosto, enquanto trabalhavam numa floresta, em Tomar. Tudo…

Ambientalistas dizem que “massacre da Torre Bela” justifica revisão da Lei da Caça

As associações ambientalistas classificaram “o massacre” de 540 animais na Herdade da Torre Bela como “um episódio perturbador” e defendem a urgência de rever…