O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso laranja devido ao vento forte e sob aviso amarelo devido à precipitação forte e persistente, avisos que que vigoram em diferentes períodos até ao próximo sábado, no distrito de Santarém.

No aviso relativo ao vento, que se mantém entre as 12h15 desta quinta-feira e as 3h00 de sexta-feira, na região de Santarém podem ser registadas rajadas de vento entre os 100 quilómetros por hora.

O aviso relativo à precipitação forte e persistente vigora no mesmo período do aviso laranja e volta a ser emitido a partir das 9h00 até as 18h00 de sábado.

Segundo o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, até as 16h30, no distrito de Santarém registaram-se 80 ocorrências na sua maioria relativas a queda, corte ou remoção de árvores, inundações de edifícios ou estruturas em queda.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou na quarta-feira a população para o agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.

A Proteção Civil alerta para a possibilidade de “inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem”, e “inundações por transbordo das linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis”.

Informa ainda que, tendo em conta as previsões do IPMA, há a possibilidade de inundações de “estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem” e de formação de lençóis de água na estrada, além da queda de ramos de árvores, danos em estruturas montadas ou suspensas.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…