O Instituto Politécnico de Santarém aumentou o número de vagas na sua oferta formativa de Licenciaturas em 4,9% face ao ano anterior, sendo que este ano disponibiliza um total de 963 vagas nas 19 Licenciaturas das 5 Escolas Superiores que integram a Instituição de Ensino Superior: Escola Superior Agrária (ESA), Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), Escola Superior de Educação (ESE), Escola Superior de Gestão e Tecnologia (ESGT) e a Escola Superior de Saúde (ESS).
O Concurso Nacional de Acesso termina hoje, sexta-feira, dia 20 de Agosto, sendo que importa referir que a oferta formativa desta Instituição se apresenta como uma oferta diversificada nos vários ciclos de estudo, apostando na inovação, nas metodologias e nos processos de ensino, que são cada vez mais em contexto real e com recurso a novas tecnologias.
Na área das Ciências Agrárias, a Escola Superior Agrária de Santarém oferece as Licenciaturas de Agronomia com regime diurno e pós-laboral; Qualidade Alimentar e Nutrição Humana; Tecnologia e Gestão Agro-industrial e Zootecnia. A Escola Superior de Desporto, situada na cidade de Rio Maior, é actualmente a maior Escola do Ensino Politécnico na área do Desporto e conta com a oferta formativa da Licenciatura de Actividade Física e Estilos de Vida Saudáveis; Desporto, Condição Física e Saúde; Desporto de Natureza e Turismo Activo; Gestão das Organizações Desportivas e Treino Desportivo. Na Escola Superior de Educação os candidatos podem encontrar as licenciaturas de Educação Ambiental e Turismo de Natureza (em parceria com a Escola Superior Agrária, a Escola Superior de Educação e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior); Educação Básica; Educação Social e Produção Multimédia em Educação. Na Escola Superior de Gestão e Tecnologia a oferta também é vasta, Licenciaturas em Contabilidade e Fiscalidade; Gestão de Empresas (em regime diurno e pós-laboral); Gestão de Marketing; Informática e Negócios Internacionais. Ainda na cidade de Santarém, a Licenciatura de Enfermagem é leccionada na Escola Superior de Saúde.
O IPSantarém tem projectos de natureza científica em todas as áreas de formação e todos os programas de ensino têm projectos de investigação associados, nos quais os estudantes se envolvem. A Instituição de Ensino Superior tem ainda programas de mobilidade para estudantes e programas de voluntariado com curso de formação associado, promovendo uma cultura responsável, solidária e de coesão social e reforçando os valores de uma cidadania activa.
Ao longo do percurso académico os estudantes podem concorrer a bolsas de colaboração, bolsas de estudo e bolsas de mérito, tendo ainda à sua disposição um gabinete de saúde e apoio psicopedagógico. As três residências do SAS, do IPSantarém, dispõem de 281 camas com aquecimento central, cozinhas equipadas para refeições rápidas, salas de convívio, salas de estudo e lavandarias self-service.
O IPSantarém apoia o associativismo desportivo e cultural e promove a prática desportiva, disponibilizando dentro dos seus campus ginásio e campos de ténis.
A taxa de empregabilidade do IPSantarém é de 97%, muito explicada pela elevada qualidade e credibilidade do ensino ao longo dos 41 anos de história. O IPSantarém é uma Instituição preparada para acompanhar cada um dos seus estudantes na construção do seu futuro.