A partir de maio, quem passa pela zona do CNEMA (Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas), palco desde há quase três décadas da Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA), começa a ver o rebuliço e agitação que uma organização daquela natureza envolve.

Aquele espaço ganha uma vida especial para este grande evento, o maior que ocorre anualmente no distrito de Santarém.

Durante pouco mais de uma semana, Santarém torna-se na Capital da Agricultura Nacional.

A evolução do setor agrícola europeu e nacional, tão marcante nestas últimas décadas, fortemente marcada pela adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), também acarretou uma mudança na própria Feira. Outrora no planalto da velha Scalabis, a representação de muitos dos países europeus eram uma marca clara e evidente da Internacionalização da Feira. Da sua relevância além-fronteiras.

Hoje, e desde os finais de 90, a FNA é fundamentalmente Portugal.

Se a Ovibeja ostenta o famoso slogan de “Todo o Alentejo deste Mundo”, a FNA bem podia ser “Todo o Portugal Agrícola numa só Feira”.

Depois de 2 anos de constrangimentos e limitações, sendo que em 2020 verificou-se mesmo o cancelamento da Feira em resultado dos efeitos da Pandemia provocada pelo Covid-19, espera-se naturalmente que este ano o regresso da Feira seja em “grande”.

Não só em termos organizativos, representações, empresas e stands, mas também na presença de visitantes. Estes dois anos, em que de certo modo vimos limitada a nossa liberdade, como um entrave a tantos e bons hábitos que gostamos de manter, têm sido nestes últimos tempos “atropelados” com a ânsia de recuperar o tempo perdido.

Há que ter calma.

A Feira, como costumamos dizer, faz parte de nós e da nossa história e é um ponto de encontro que Santarém tem.

É verdadeiramente o espaço mágico para os reencontros.

E por isso a FNA é também um espaço para celebrar a vida e regressarmos aos bons hábitos dos encontros, dos jantares de amigos, do convívio.

Venha ela…

Leia também...

Forcados Amadores de Coruche entregam seis toneladas de alimentos ao Badoca Safari Park

O Grupo de Forcados Amadores de Coruche entregou cerca de seis toneladas de alimentos para animais ao Badoca Safari Park, na sequência da pandemia…

Três homens detidos por caça ilegal ao javali

Três homens, com idades compreendidas entre os 28 e 75 anos, foram detidos no domingo, 16 de Agosto, pelo crime de caça ilegal, em…

Distrito de Santarém em alerta amarelo

Santarém e os restantes distritos de Portugal continental estão em alerta amarelo a partir desta terça-feira, 15 de Setembro, na sequência da última avaliação…

Assalto à mão armada nos correios rende milhares de euros

O posto de Correios de Cardigos, concelho de Mação, foi alvo de um assalto à mão armada na passada terça-feira, 10 de Dezembro, tendo…