A Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo realizou ontem, quinta-feira, no restaurante ‘Amassa’, em Santarém, o último jantar vínico “Best of Tejo” deste ano de 2023 no Ribatejo, no qual participaram cerca de quatro dezenas de convidados.

A Confraria tem vindo a organizar, desde 2020, com interrupção na pandemia da Covid-19, um conjunto de jantares vínicos denominados “Best of Tejo”, no Ribatejo, que se estendem a Lisboa, ao restaurante da Ordem dos Engenheiros, intitulados “O Tejo à Prova na Ordem”, que no próximo dia 15 de Dezembro receberá o derradeiro jantar do ano, dedicado aos espumantes dos produtores Casa Cadaval, Companhia das Lezírias, Quinta do Casal Branco e Quinta da Lapa.

No “Best of Tejo” de ontem, no restaurante ‘Amassa’ em Santarém, estiveram à prova vinhos do produtor Zé da Leonor, Casa Agrícola Rebelo Lopes, Quinta Nova, Riachos, tendo a refeição sido composta por quatro momentos e outros tantos vinhos comentados pelo produtor Pedro Rebelo Lopes e pelo enólogo Filipe Sevinate Pinto.

Depois de uma ‘Welcome Drink’ – Zé da Leonor Rosé 2022 – seguiram-se as entradas, Brioche e o tártaro de vaca arouquesa e Bacalhau amanteigado, carpaccio de rabanete e azeite de salsa, harmonizadas com o ‘Leonor Branco Reserva 2021’.

O prato principal – Canneloni de Javali, Caviar e Trufa – foi acompanhado pelo ‘Espargal de D. Luís Tinto Reserva 2021 (Castelão)’.

Finalmente na sobremesa foi servido o ‘Zé da Leonor Tinto Reserva 2020’ para harmonizar com um Bonet (pudim flan de chocolate e amaretto com gelado de caramelo).

A Casa Agrícola Rebelo Lopes, localizada na Quinta Nova, em Riachos, concelho de Torres Novas, nasceu da vontade de congregar a experiência agrícola da família numa estrutura profissionalizada e organizada, que permitisse dar seguimento a um projecto de longa data.

Escolheram o Tejo como Região para o nosso projecto vitivinícola, e depois de instalada a vinha na Quinta Nova (em Riachos), na terra que foi dos seus antepassados, aí terminaram em 2013 a construção de uma adega moderna e funcional, onde aliaram as mais recentes técnicas e equipamentos do mercado a algumas prácticas tradicionais, permitindo hoje produzir vinhos de perfil moderno e de forte personalidade, com um cunho muito pessoal.

Nesta empresa familiar, em que são produzidos uva e vinho, mas também cereais e frutos secos, há uma forte aposta na qualidade e na sustentabilidade.

Hoje, passadas quatro gerações, plantaram uma nova vinha, construíram uma adega e produzem agora um vinho com a marca “Zé da Leonor”, que tal como o avô, revela o carácter e a forte personalidade que pretendem transmitir às próximas gerações. Mais recentemente lançaram um monocasta Castelão com a marca Espargal D. Luis, um Tinto Reserva.

Pedro Rebelo Lopes, gerente da empresa, é Geógrafo de formação, exerceu durante alguns anos como investigador e assistente universitário na área dos Riscos e Recursos Naturais, ramo em que tirou o seu Mestrado. Jovem Agricultor desde 2010 e dedicado hoje a diversas culturas agrícolas e ao sector agro-industrial, aprofundou os seus conhecimentos nos sectores da vinha e do vinho com uma Pós-Graduação em WineBusiness.

Quanto ao ‘Amassa’, de Francisco Calheiros, que acolheu este último “Best of Tejo” de 2023, abriu as suas portas em Junho de 2022. Define-se como cozinha mediterrânea, a cargo do chef Maurício Lage, com forte inspiração na gastronomia italiana e situa-se no coração do centro histórico de Santarém.

Sobre o Amassa escreveu o jornalista Fernando Melo no Evasões: “Tudo acontece numa cozinha bastante exposta perante os comensais, tudo é feito a partir do zero – incluindo massas e sobremesas e tudo é muito diferente. A tribo epicurista escalabitana chamou logo sua a esta casa e tem-na povoado com fervor desde o Verão de 2022. Não basta uma visita para aquilatar devidamente o tesouro gastronómico que diariamente se recria na generosa cozinha”.

O Amassa está agora aberto todos os dias, de segunda a domingo (domingo apenas ao almoço).

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…