“Joana Bagulho toca Carlos Paredes em Cravo” é mais uma proposta do In. Santarém, no âmbito das comemorações do 5º aniversário do Museu Diocesano, a realizar no próximo dia 14 de Setembro, pelas 18h30, no Museu Diocesano.

Uma tarde diferente, ao som de Carlos Paredes, magistralmente transcrito para cravo pela reconhecida instrumentista Joana Bagulho.

‘ACÇÃO’ é concerto de Joana Bagulho, a partir de transcrições para cravo de peças de Carlos Paredes por si realizadas. Neste programa são incluídas algumas peças para cravo dos séculos XVII e XVIII que serviram de inspiração para a realização das transcrições.

«O concerto da cravista Joana Bagulho apresenta-nos uma abordagem pessoalíssima da música de Carlos Paredes. A intérprete rompe barreiras, transcrevendo para cravo a música do compositor e guitarrista, num espectáculo intimista, a que chamou “Acção”.

Este “Acção” é também o título da primeira peça do disco da artista. Esta peça integra, aliás, o segundo disco de Carlos Paredes, de 1963, com o nome de “Acção – Prelúdio” e é mais tarde transformada em “Canto de Rio”, a peça que encerra o CD. Acção é também uma palavra-chave na vida e obra de Paredes, na sua atitude em relação à música e à sociedade.

A música do compositor tem muitas referências ao que parece ser a linguagem idiomática do cravo: o cromatismo dos baixos, as harmonias ricas e repetidas exaustivamente, as notas repetidas. Esta similitude permitiu a Joana Bagulho projectar um concerto único e comentado, que transporta de forma singular o universo de Paredes para o espaço barroco do cravo».

Leia também...

Milhares celebraram Carnaval em Santarém (galeria de fotos)

Milhares de pessoas reuniram-se junto ao Jardim de São Bento, em Santarém, para assistir ao corso carnavalesco, que contou com a participação de 16…

Tomar celebra 500 anos da “Farsa de Inês Pereira” com exposição de artes plásticas

Foi em 1523 que a “Farsa de Inês Pereira”, um dos textos teatrais mais importantes de Gil Vicente, foi representado pela primeira vez no…

Apresentação do futuro Centro Museológico professor Cândido Azevedo

No passado dia 25 de Abril, na sessão pública das Comemorações promovida pela Junta de Freguesia da Vila de Pernes, no final das intervenções…

João Feneja lança o disco de estreia

O músico escalabitano João Feneja lançou o seu disco de estreia “Histórias de amor e outras coisas tristes”, o EP conta com cinco temas…