“João d’Aldeia, o Poeta” é o título da peça que vai estrear no dia 25 de Março, na Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém, sendo este o primeiro trabalho do novo grupo de teatro amador da Associação Cultural do Vale de Santarém Identidade e Memória (ACVSIM).

O espectáculo tem encenação de José Ramos, também autor do texto. A peça é baseada no livro de Victor Pinto da Rocha “João d’Aldeia, Poeta do Vale de Santarém”, publicado em Julho de 2019, numa edição da Junta de Freguesia local.

O Grupo de Teatro da ACVSIM é constituído por 40 elementos, entre actores, cantadores, guarda-roupa, cenários, luz, som, produção e direcção do espectáculo.

Por iniciativa da direcção da ACVSIM, está a ser produzida a peça sobre a personalidade relevante do Vale de Santarém, que foi João da Silva Nogueira, o poeta João d’Aldeia.

Depois de ter sido possível obter o espólio poético de João António da Silva Nogueira – o Poeta João d’Aldeia – que foi doado ao Vale de Santarém pelas suas netas, e conseguida a edição do livro, através da Junta de Freguesia, a Associação promove, agora este espectáculo, “visando contribuir para dar a conhecer a vida e a obra deste poeta que, durante décadas, foi esquecido, e o essencial da sua poesia continuou por conhecer”.

Para além do espectáculo de estreia, marcado para o próximo dia 25, estão previstas outras sessões, em datas ainda a anunciar. Está também prevista a edição das suas obras, que nunca foram publicadas.

“João d’Aldeia, Poeta do Vale de Santarém” foi o título que Victor Pinto da Rocha deu ao seu livro, publicado em Julho de 2019, uma edição da Junta de Freguesia.

Tendo como base o estudo e a pesquisa sobre a vida e obra do poeta, no qual se ocupava há anos, o livro viria a surgir em consequência desse trabalho, cuja apresentação pública ocorrera em 24 de Junho de 2018.

Nesse dia, na sessão realizada na Junta de Freguesia, a Dona Júlia Pacheco, uma das netas do poeta, estando presente, a nosso convite, surpreenderia todos ao oferecer o espólio poético de João d’Aldeia ao Vale de Santarém, entregando ali mesmo todas as suas obras, interpretando assim o que afirmou ser a vontade da família.

Desde cedo, a Associação equacionou diversas hipóteses, visando dar a conhecer a vida e obra do poeta. Tal intenção ficou ainda mais reforçada após a doação, que haveria de ser confirmada em termos formais, entre as duas partes: os familiares do poeta e a Junta de Freguesia.

Entretanto, Victor Pinto da Rocha viria a falecer, em 28 de Junho de 2020, quando a nossa Associação já estava constituída formalmente, nela ocupando o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia-Geral.

Para além de sessões de apresentação do livro, a criação de uma peça de teatro vinha surgindo, entre a direcção, como uma das mais interessantes vias, entre outras, para ajudar a conhecer a pessoa, a sua obra e o contexto em que tal aconteceu.

Agora, com encenação de José Ramos, também autor do texto, e com base no livro de Pinto da Rocha, essa ideia torna-se realidade.

Até perto da estreia estão a decorrer os ensaios, que têm sido realizados, desde Abril de 2022, na Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém.

Leia também...

Políticas de inclusão social junto dos cidadãos mais velhos referenciadas no Guia de Boas Práticas “Ageing in Place”

O levantamento de iniciativas com grande impacto na promoção da inclusão social dos cidadãos mais velhos nas respectivas comunidades, levado a cabo pela Faculdade…

Aeroporto: Galamba rejeita estar a condicionar comissão técnica mas reafirma que Santarém é longe

O ministro das Infraestruturas defendeu hoje que a distância entre Santarém e Lisboa não é impeditiva da construção do aeroporto na capital ribatejana, mas…

Município de Abrantes organiza caminhada em Mouriscas

A caminhada na freguesia de Mouriscas decorre no próximo domingo, dia 28 de Maio, e as inscrições são gratuitas. A concentração para a caminhada…

Nomes grandes da comédia e da música no cartaz cultural de Almeirim

O Município de Almeirim já apresentou os nomes e espectáculos que vão decorrer no Cine Teatro de Almeirim e no Centro Cultural de Fazendas…