O I Centenário de Nascimento de João Gomes Moreira que se cumpriu na passada segunda-feira, 22 de Agosto, está a ser assinalado por um conjunto de iniciativas que se estendem até ao próximo dia 7 de Dezembro.

Depois de terem sido rezadas missas em Vila Nova de São Pedro (dia 21) e em Santarém (dia 22) evocativas da sua memória, a noite desta sexta-feira incluiu uma visita ao Espaço Museológico e Arquivo dedicado a João Moreira, no Centro Etnográfico Celestino Graça, Sede do Grupo Académico de Danças Ribatejanas, situado no Campo Infante da Câmara, em Santarém.

A visita teve como cicerone Ludgero Mendes que a conduziu pelas diferentes salas daquele Centro Etnográfico, que inclui muito do espólio cedido por João Moreira e recolhido por ele ao longo de uma vida.

Seguiu-se uma “Conversa de Amigos à volta de João Moreira”, onde se ouviram vários testemunhos sobre a sua vida e obra, nomeadamente de Ludgero Mendes, João Luiz Madeira Lopes e João Paulo Narciso.

Foram partilhadas histórias sobre a vida de João Moreira em diferentes facetas, a sua paixão por Santarém, pelo Folclore, a sua ligação ao Grupo Académico, ao Grupo de Guitarra e Canto de Coimbra, a sua participação em órgãos de comunicação social da cidade, como a Rádio Ribatejo e o Jornal Correio do Ribatejo, e apreciado o papel de “um homem inteligente que pôs a cultura ao serviço de todos”.

As iniciativas incluídas no I Centenário de Nascimento de João Moreira prolongam-se até ao próximo dia 7 de Dezembro, no Cemitério de Vila Nova de São Pedro, com a colocação de uma lápide evocativa de Homenagem ao Amigo João Moreira – ‘Homem do Ribatejo’, ‘Cidadão do Mundo’.

Leia também...

João Feneja lança novo single nas plataformas digitais

O escalabitano João Feneja está volta às lides musicais um mês e…

“Lápis Azul: A Censura no Estado Novo” patente até 12 de Maio em Coruche

“Lápis Azul: A Censura no Estado Novo” exposição cedida pelo Museu Nacional…

“Uma nova e objectiva luz sobre a Guerra de África”

‘Os Números da Guerra de África’, do Tenente-Coronel Pedro Marquês de Sousa.

DJ e Produtor escalabitano assina nova música com a editora do DJ Diego Miranda

João Silva, mais conhecido pelo nome artístico VOXKASH é um jovem DJ…