O I Centenário de Nascimento de João Gomes Moreira que se cumpriu na passada segunda-feira, 22 de Agosto, está a ser assinalado por um conjunto de iniciativas que se estendem até ao próximo dia 7 de Dezembro.

Depois de terem sido rezadas missas em Vila Nova de São Pedro (dia 21) e em Santarém (dia 22) evocativas da sua memória, a noite desta sexta-feira incluiu uma visita ao Espaço Museológico e Arquivo dedicado a João Moreira, no Centro Etnográfico Celestino Graça, Sede do Grupo Académico de Danças Ribatejanas, situado no Campo Infante da Câmara, em Santarém.

A visita teve como cicerone Ludgero Mendes que a conduziu pelas diferentes salas daquele Centro Etnográfico, que inclui muito do espólio cedido por João Moreira e recolhido por ele ao longo de uma vida.

Seguiu-se uma “Conversa de Amigos à volta de João Moreira”, onde se ouviram vários testemunhos sobre a sua vida e obra, nomeadamente de Ludgero Mendes, João Luiz Madeira Lopes e João Paulo Narciso.

Foram partilhadas histórias sobre a vida de João Moreira em diferentes facetas, a sua paixão por Santarém, pelo Folclore, a sua ligação ao Grupo Académico, ao Grupo de Guitarra e Canto de Coimbra, a sua participação em órgãos de comunicação social da cidade, como a Rádio Ribatejo e o Jornal Correio do Ribatejo, e apreciado o papel de “um homem inteligente que pôs a cultura ao serviço de todos”.

As iniciativas incluídas no I Centenário de Nascimento de João Moreira prolongam-se até ao próximo dia 7 de Dezembro, no Cemitério de Vila Nova de São Pedro, com a colocação de uma lápide evocativa de Homenagem ao Amigo João Moreira – ‘Homem do Ribatejo’, ‘Cidadão do Mundo’.

Leia também...

S.R.O. Santarém recebe sessão comentada do filme “O Céu em Queda”

A Sociedade Recreativa Operária de Santarém (S.R.O. Santarém) vai receber no próximo dia 22 de Novembro, às 21h30, uma sessão especial comentada do filme…

Biblioteca Municipal de Torres Novas galardoada com prémio “Bibliotecas: Desenvolvimento e a Agenda 2030”

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes foi galardoada com o prémio Bibliotecas: Desenvolvimento e a Agenda 2030, atribuído pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas,…

Exposição colectiva In.Artes no Palácio Landal em Santarém até 21 de Setembro

Foi inaugurada na noite de ontem, quinta-feira, a exposição colectiva com os artistas que integraram o projecto In.Artes, nas galerias, no primeiro ciclo do…

Casa do Brasil recebe exposição “Cartografias do Imaginário”

A exposição “Cartografias do Imaginário”, da autoria do artista Pedro de Sousa, será inaugurada amanhã, sábado, dia 2 de Agosto, às 16h00, na Casa…