O artesão Pernense, João Cláudio Pacheco Gomes, venceu o Prémio Nacional de Artesanato 2021, na categoria Inovação, promovido pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 17 Novembro, no Teatro Ibérico, em Xabregas, em Lisboa.

Em comunicado, o Município de Santarém congratula-se com o prémio alcançado “por este filho da Terra que ganhou este Concurso e que demonstra, mais uma vez, que Pernes é um baluarte de resistência dos mestres do torno de madeira”.

João Gomes tem 45 anos e criou há duas décadas a Marca “Artesão”, enquanto conceito e realidade, que começou a ganhar forma em 2002.

Na altura, a sua preocupação foi o declínio da indústria de torneados de Pernes, com poucos artesãos a produzir, sem qualquer inovação e sem expectativas de potenciar as produções artesanais.

A criação desta marca, surge com o intuito de mostrar aos artesãos locais que sendo as peças tradicionais envoltas numa embalagem mais cuidada ou adicionando pequenos extras (tão simples como vender um pião enrolado numa corda e com as regras de jogo), poderia valorizá-las.

Formou-se, foi professor do ensino básico, participou em diversos workshops, cursos, feiras.

Hoje, a Artesão é uma oficina multidisciplinar que compila uma diversidade significativa, de técnicas, saberes e materiais. É uma oficina que combina a execução técnica não só na criação de peças, mas também na recuperação e reutilização de materiais, saberes antigos, em absoluta consonância com a sustentabilidade, preocupações ecológicas e mínima pegada ecológica.

Na Artesão criam-se quase em exclusividade peças de autor, a maior parte das vezes, construídas com materiais já existentes na casa de cada cliente, ou usando materiais recolhidos e armazenados por si.

Peças que vão desde tábuas do pão, a mobiliário diverso, casas de banho de compostagem e ecocasas, com uma preocupação extrema em reutilizar materiais e restaurar ou readaptar peças existentes.

O Prémio Nacional do Artesanato tem como objectivo promover a produção artesanal, nas suas vertentes tradicional e contemporânea, distinguindo os artesãos portugueses, valorizando as competências técnicas e profissionais e a capacidade estética dos artesãos.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.