O presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite foi eleito esta tarde vice-presidente da Mesa do Congresso da Associação Nacional de Municípios (ANMP) que está reunida até amanhã em Viana do Castelo.
O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, foi eleito presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), sucedendo a Luísa Salgueiro, que irá presidir à Mesa do Congresso e, por inerência, ao Conselho Geral.
João Teixeira Leite já reagiu à eleição nas redes sociais considerando ser “uma honra e uma motivação acrescida”, para além de ser “uma afirmação de Santarém no contexto nacional”.
“Esta eleição representa um compromisso renovado com o Poder Local, enquanto pilar essencial da democracia e instrumento decisivo para a promoção da qualidade de vida das populações, do desenvolvimento equilibrado dos territórios, do crescimento económico, da coesão social e da valorização das nossas comunidades”, afirma.
O XXVII Congresso da ANMP já começou hoje em Viana do Castelo sob o lema: Poder Local – A proximidade que transforma Portugal. A abrir, ouviu-se o Hino de Poder Local Democrático.
Na Sessão Solene de abertura, usaram da palavra: o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre; o presidente da Mesa do Congresso, Carlos Moedas; a presidente da ANMP, Luísa Salgueiro; o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado.
As votações para a eleição dos titulares dos órgãos da ANMP decorreram esta tarde no XXVII Congresso desta entidade, que reúne centenas de autarcas em Viana do Castelo, durante o fim de semana.
A ANMP realiza congressos de dois em dois anos, sendo que só aquele que se segue a eleições autárquicas é electivo.
Nas últimas autárquicas, o PSD venceu o maior número de câmaras, recuperando a ANMP, que pertencia ao PS desde 2013.
No total nacional, o PSD, com listas próprias ou em coligações, venceu em 136 municípios, contra 128 do PS, quando em 2021 tinha triunfado em 114, contra 149 dos socialistas.
