O actual presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, foi homologado pela direcção nacional do PSD como candidato do partido às eleições autárquicas de 2025. O autarca encara esta decisão como um reconhecimento do trabalho desenvolvido e um voto de confiança na sua gestão.

“Agradeço a confiança demonstrada pelo PSD Nacional. Vejo nesta deliberação um claro reconhecimento e um voto de confiança no trabalho que temos vindo a desenvolver em prol de Santarém. Esta confiança fortalece ainda mais o meu compromisso em continuar a servir a nossa comunidade com dedicação, responsabilidade e determinação”, declarou João Leite.

O presidente da autarquia sublinha que, neste momento, a prioridade é continuar a executar os projectos em curso, sem entrar ainda em dinâmicas eleitorais. “Ainda é prematuro falar sobre candidaturas ou campanhas. Falarei a Santarém sobre a minha disponibilidade e vontade num dos dias maiores das nossas vidas: o Dia da Liberdade, 25 de Abril. Até lá, o meu único foco será trabalhar permanentemente para construir um futuro forte e dinâmico para o Concelho de Santarém”, afirmou.

A confirmação da recandidatura de João Leite surge no âmbito da primeira vaga de nomes homologados pelo PSD para as autárquicas de 2025. Segundo Pedro Alves, coordenador autárquico do partido, foram já aprovadas 43 candidaturas, estando “mais de 90%” dos candidatos definidos e prontos a ser formalmente homologados até ao final do primeiro trimestre.

Entre os nomes já confirmados pelo PSD incluem-se três candidatos a capitais de distrito: João Rodrigues, em Braga, substituindo Ricardo Rio, impedido de concorrer por limitação de mandatos; Henrique Sim-Sim, em Évora; e João Leite, em Santarém. Foram também anunciados os candidatos às câmaras de Cascais, Loures, Guimarães, Estremoz, Santo Tirso e Paredes de Coura.

Sobre possíveis coligações, o secretário-geral do PSD, Hugo Soares, sublinhou que o parceiro natural continuará a ser o CDS e admitiu alianças pontuais com a Iniciativa Liberal. Em relação ao Chega, reiterou que “não é não”.

O PSD tem como objectivo tornar-se “a força política mais representativa do país” nas autárquicas de 2025, previstas para Setembro ou Outubro. A estratégia do partido passa por garantir que todos os candidatos estejam homologados até março, havendo uma “concertação prévia obrigatória” nas capitais de distrito e nos municípios com mais de cem mil eleitores entre as estruturas locais e a direcção nacional.

Leia também...

Paraquedista ferido com gravidade em queda

Na zona de Martinchel, no concelho de Abrantes.

Bactéria Legionella erradicada do Complexo de Piscinas de Azambuja

O Município de Azambuja informa que o Complexo de Piscinas que serve o concelho vai reabrir, em pleno funcionamento, no dia 31 de Outubro.…

25 de Abril comemorado em Sardoal com actividades desportivas e culturais

O Município de Sardoal vai assinalar o Dia da Liberdade com um conjunto de actividades desportivas e culturais, no dia 25 de Abril. A…

Julgamento de suspeitos de assaltos a ourivesarias em Fátima começou hoje em Santarém

 O julgamento de quatro homens acusados de dois assaltos a ourivesarias em Fátima, que culminaram com uma perseguição policial e o encerramento do trânsito…