O até aqui presidente interino do Instituto Politécnico de Santarém (IP Santarém), João Moutão, foi eleito esta terça-feira, dia 29 de Setembro, para conduzir os destinos da instituição nos próximos quatro anos.

Moutão disputava o lugar com Abel Santos e venceu à segunda volta com 10 votos, enquanto que o seu opositor registou 8. Houve ainda um voto em branco e duas faltas.

No primeiro escrutínio, realizado no dia anterior, Abel Santos tinha obtido 9 votos e João Moutão 7, tendo-se registado ainda 3 votos em branco e duas faltas. Como nenhum dos candidatos conseguiu maioria absoluta de votos do colégio eleitoral de 21 elementos que compõem o Conselho Geral e recorreu-se a novo sufrágio onde bastava a maioria simples para vencer.

Numa entrevista recente ao Correio do Ribatejo, João Moutão apresentou os eixos estratégicos que pretende agora implementar, nomeadamente, Ensino e Estudantes; Investigação, Desenvolvimento e Inovação; Extensão à Comunidade e Internacionalização.

Ao longo do seu mandato, o agora presidente do IP Santarém promete desenvolver estes eixos, no sentido de “construir uma identidade de Instituto, na qual todos se revejam e se sintam orgulhosos, que nos permita ganhar dimensão e ter impacto”.

O responsável aponta ainda a necessidade de salvaguardar “o necessário equilíbrio orçamental” que permitirá preservar a autonomia institucional do instituto e valorizar os recursos humanos.

Nesse sentido, João Moutão defende “uma gestão mais eficiente e eficaz” para o politécnico, de onde emergem “preocupações” como “um défice anual crónico de cerca de dois milhões de euros” ou a “estagnação do número de estudantes de licenciaturas e mestrados”, entre outros problemas que o motivaram a avançar para a presidência.

Em nota de rodapé, na referida entrevista, e falando para dentro da comunidade educativa, Moutão deixou uma mensagem: “estou preparado para liderar o Politécnico de Santarém nos próximos quatro anos, num processo amplamente participado e com o envolvimento de toda a comunidade académica. Esta é a minha forma de trabalhar. Estou convicto de que em conjunto teremos todo o sucesso no reforço da notoriedade e da coesão interna que necessitamos para construir um Politécnico de Santarém forte e a falar a uma só voz, do qual nos possamos orgulhar e obter realização pessoal e profissional”.

Licenciado em Ciências do Desporto e Educação Física e Mestre em Psicologia do Desporto e Exercício, João Moutão era presidente interino do Instituto Politécnico de Santarém desde Fevereiro deste ano, altura em que o anterior responsável apresentou a sua demissão.

Foi ainda vice-presidente do instituto, com competências delegadas nas áreas do Planeamento Estratégico, Investigação, Inovação e Transferência de Conhecimento, Empregabilidade e Internacionalização.

Leia também...

Viatura arde no Nó de acesso à A15

Uma viatura ligeira de mercadorias ardeu no início da manhã desta quinta-feira,…

Avipronto na Azambuja reabre com 10% dos trabalhadores

A empresa de produtos alimentares Avipronto, em Azambuja, encerrada há uma semana…
Foto de Arquivo

Acidente na A1 em Santarém provoca sete feridos, três deles graves

Um acidente na Autoestrada do Norte (A1), no sentido Norte – Sul,…

Seis idosos infectados com covid-19 obrigam a evacuação de Lar

Uma casa de acolhimento de idosos em Riachos, concelho de Torres Novas,…