João Nuno Batista, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, sagrou-se campeão mundial júnior de triatlo na prova realizada em Hamburgo, na Alemanha, no passado dia 13 de Junho.
Depois do seu irmão, Ricardo Batista, atualmente a disputar o apuramento para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, ter conquistado o título campeão do mundo em 2019, foi agora a vez de João Nuno Batista alcançar o mesmo título em 2023, passando a incluir 4 títulos e 11 pódios internacionais, num ano em que já tinha alcançado a medalha de bronze na taça da europa júnior, em Quarteira, enquanto, no duatlo, foi vice-campeão europeu e terceiro no mundial do mesmo escalão.
“Este resultado já era uma ambição minha. A partir daquela altura em que, há dois anos, fiquei no segundo lugar desta competição, sabia que, pelo menos, conseguiria lutar pelo topo. Sem dúvida, houve uma luta muito discutida. Este sentimento de ser campeão do mundo é incrível e estou a adorar”, refere o atleta.
“Para já, estou bastante contente com este título. Quero prosseguir a minha carreira e só tenho uma ambição, que é ir aos Jogos Olímpicos e fazer o melhor resultado. Para isso, tenho de continuar a evoluir com o meu treinador Paulo Antunes e o meu grupo de treino. Paris 2024? É muito difícil, mas esperemos que possa estar em Los Angeles 2028”, disse João Nuno Batista, de apenas 17 anos de idade, no final da prova em Hamburgo.
O jovem completou o percurso de 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida em 51m11s, terminando à frente do francês Nils Serre Gehri, que foi 2º, a 3 segundos, e do canadiano Mathis Beaulieu, 3º, a 5 segundos.