Teve lugar, no passado dia 27 de Junho, na Casa do Povo de Espinheiro, a sessão de apresentação do livro “Rio dos Cantos Vem Comigo”, da autoria de João Vitalino, uma iniciativa da Câmara Municipal de Alcanena e da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro.

A apresentação do livro esteve a cargo de Vicenta Batalha, tendo ainda contado com as intervenções da presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro, Lina Louro, do autor, João Vitalino, e da presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira.

Para Vicente Batalha, esta obra é “uma manifestação de amor” à terra, escrita por um homem que é “exemplo de vida, lucidez e inteligência”.

O livro, no qual o autor descreve as vidas e os costumes das gentes do Espinheiro em épocas remotas, retrata “de forma magistral” o universo sociocultural das gentes do Espinheiro.

PUBLICIDADE

João Vitalino Ribeiro Martinho, nasceu em Espinheiro, concelho de Alcanena, em 1928. Fez os seus estudos em Santarém e em Coimbra, de onde regressou em 1951.
Dirigiu várias escolas, a nível do ensino Primário, tendo sido convidado para secretário das Escolas de Aplicação Anexas à Escola do Magistério Primário de Santarém, onde foi professor de Didáctica Geral e Didáctica Especial.

“Memória viva das gentes do Espinheiro”, foi orientador de estágio de várias gerações de professores e participou em todas as campanhas nacionais sobre educação de adultos.

Retirou-se em 1992, por ter atingido o limite de idade. É autor dos livros “Tio e Tias do Espinheiro” e ‘’ À Sombra do Moinho”.

Neste domingo, na apresentação do seu terceiro livro, marcaram também presença nesta sessão, para além de familiares e amigos do autor, os Vereadores Hugo Santarém e Luís Pires.

A sessão contou com animação musical, com a Associação Musical e Tradições de Espinheiro, Ana Sofia, Bruno Oliveira e Ricardo Bernardino.

PUBLICIDADE
Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Feira Nacional da Agricultura realiza-se entre 9 e 13 de Junho em Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA) vai realizar-se entre 9…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.