A Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém promove este sábado (15 de Outubro, pelas 15h00, uma sessão pública sobre a vida e obra de Joaquim Faustino da Silva, operário, sindicalista, cooperativista, jornalista, director do jornal “O Emancipador” (Moçambique).

A sessão contará com as intervenções de Maciel Santos e de Luís Carvalho, investigadores do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e com a moderação de Manuel Sá, presidente da Associação Cultural Vale de Santarém – Identidade e Memória, promotora da iniciativa.

Joaquim Faustino da Silva nasceu no Vale de Santarém, em 1891. Depois de ter estado na I Guerra Mundial, em Angola, foi para Moçambique, onde, enquanto operário, viria a desenvolver também intensa actividade social e política, como sindicalista, cooperativista e jornalista, vindo a ser director do jornal operário “O EMANCIPADOR”, que foi uma referência do sindicalismo e da política, em pleno período do regime de ditadura, em Portugal.

Nunca mais regressou ao continente e à sua terra natal, tendo falecido em 1972, na cidade de Lourenço Marques.

O Centro de Estudos Universitários da Universidade do Porto, no âmbito de pesquisas relacionadas com trabalho sobre o sindicalismo em Portugal, no tempo da I República, viria a referenciar Joaquim Faustino da Silva como um dos mais activos e prestigiados cidadãos que, nesse período, mais se distinguiram, na vida social e política daquela ex-colónia.

Agora, muito anos depois, este ilustre valsantareno regressa à sua terra natal, em sessão pública promovida pela Associação Cultural Vale de Santarém – Identidade e Memória, e que tem por missão “a pesquisa e divulgação da história e cultura do Vale de Santarém e suas gentes, desde os tempos mais remotos até à atualidade, visando a valorização do sentimento de pertença a uma comunidade e a sua transmissão às gerações vindouras”.

Leia também...

Atletas da JD Dance Verdelho na Taça de Portugal

No passado sábado, dia 12 de Outubro, realizou-se no Caniçal, Ilha da Madeira, a 4.ª Jornada da Taça de Portugal de Dança. A JD…

PS vence eleições autárquicas intercalares com maioria absoluta em freguesia de Abrantes

O Partido Socialista (PS) venceu com maioria absoluta as eleições intercalares realizadas na União de Freguesias de Alvega e Concavada, no concelho de Abrantes,…

Azambuja lança concurso de 2 milhões de euros para requalificação da zona ribeirinha do Esteiro

A Câmara Municipal de Azambuja aprovou o lançamento de um concurso para a requalificação da zona ribeirinha do Esteiro, uma obra orçada em mais…

Lisboa deve afirmar-se na economia azul e com Oeste e Vale do Tejo promover estratégia alimentar

O Programa Regional de Ordenamento do Território de Lisboa, Oeste e Vale do Tejo, a elaborar nos próximos 24 meses, deverá afirmar Lisboa como…