A Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém promove este sábado (15 de Outubro, pelas 15h00, uma sessão pública sobre a vida e obra de Joaquim Faustino da Silva, operário, sindicalista, cooperativista, jornalista, director do jornal “O Emancipador” (Moçambique).

A sessão contará com as intervenções de Maciel Santos e de Luís Carvalho, investigadores do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e com a moderação de Manuel Sá, presidente da Associação Cultural Vale de Santarém – Identidade e Memória, promotora da iniciativa.

Joaquim Faustino da Silva nasceu no Vale de Santarém, em 1891. Depois de ter estado na I Guerra Mundial, em Angola, foi para Moçambique, onde, enquanto operário, viria a desenvolver também intensa actividade social e política, como sindicalista, cooperativista e jornalista, vindo a ser director do jornal operário “O EMANCIPADOR”, que foi uma referência do sindicalismo e da política, em pleno período do regime de ditadura, em Portugal.

Nunca mais regressou ao continente e à sua terra natal, tendo falecido em 1972, na cidade de Lourenço Marques.

O Centro de Estudos Universitários da Universidade do Porto, no âmbito de pesquisas relacionadas com trabalho sobre o sindicalismo em Portugal, no tempo da I República, viria a referenciar Joaquim Faustino da Silva como um dos mais activos e prestigiados cidadãos que, nesse período, mais se distinguiram, na vida social e política daquela ex-colónia.

Agora, muito anos depois, este ilustre valsantareno regressa à sua terra natal, em sessão pública promovida pela Associação Cultural Vale de Santarém – Identidade e Memória, e que tem por missão “a pesquisa e divulgação da história e cultura do Vale de Santarém e suas gentes, desde os tempos mais remotos até à atualidade, visando a valorização do sentimento de pertença a uma comunidade e a sua transmissão às gerações vindouras”.

Leia também...

AR altera lei para permitir candidatos independentes à câmara e assembleia

A comissão de Assuntos Constitucionais iniciou hoje a alteração à lei eleitoral…

Prejuízos em Vila Franca de Xira são de 9,2 ME devido ao mau tempo

O município de Vila Franca de Xira contabilizou cerca de nove milhões…

U. Santarém vence e ocupa lugar de subida

A União Desportiva de Santarém venceu esta tarde o Sertanense, por 2-0,…

Doze distritos de Portugal Continental sob aviso amarelo

Doze distritos de Portugal Continental encontram-se hoje sob aviso amarelo devido à…