Gustavo Teixeira, jogador do escalão juvenil do Footkart, recebeu o cartão branco do árbitro do encontro, Nélson Andrade, por ter contribuído junto do árbitro para que uma decisão fosse alterada de modo a ir de encontro com o que aconteceu realmente, na partida frente ao CD Águias de Alpiarça.
O atleta, interveniente directo na disputa do lance de jogo, ajudou a reverter uma situação de jogo que iria beneficiar a sua equipa. O momento aconteceu no decurso da primeira parte e o árbitro decidiu, de imediato, mostrar o Cartão Branco ao jogador pela sua atitude e postura para com o jogo e todos os seus intervenientes.
A acção exemplar de Gustavo Teixeira teve lugar no domingo, 5 de Dezembro, no jogo entre o Footkart e o CD Águias de Alpiarça a contar para a 7ª jornada do campeonato distrital Juvenis 2ª Divisão – Série A da Associação de Futebol de Santarém, com a equipa de Almeirim a vencer por 6-0.
O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente correctas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos. A medida foi implementada no sentido da promoção do espírito do fair-play nas competições distritais, e em parceria com o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal (CAJAP), a Associação de Futebol de Santarém institui o CARTÃO BRANCO/FAIRPLAY os prémios FAIRPLAY.