A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, acolhe no próximo dia 25 de Janeiro, a partir das 16h00, a apresentação do livro «Homeostátos» de José-Alberto Marques.

A apresentação estará a cargo de Manuel Portela, Professor Catedrático no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Natural de Torres Novas, José-Alberto Marques frequentou a licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Obrigado a abandonar os estudos por razões económicas, exerceu diversas profissões ao mesmo tempo que fazia o curso de História. Radicado em Abrantes desde a década de 1960, foi professor efectivo de Português na Escola D. Miguel de Almeida.

Das diversas actividades de intervenção cultural e artística, destaque-se participação no segundo número da revista Poesia Experimental (1966), Operação 1 (1967) e na Conferência-Objecto (Galeria Quadrante, 1967). Recebeu o 1º Prémio Nacional de Literatura Infantojuvenil nas comemorações dos 20 anos do 25 de Abril, com o livro A Magia dos Sinais (1996). Em 1996 recebeu a medalha da cidade de Abrantes.

Ligada ao movimento da poesia experimental portuguesa desde as suas primeiras manifestações no final de década de 50, a obra de José-Alberto Marques alia a experimentação fonossemântica e grafossemântica com um lirismo autobiográfico e uma aguda consciência social e política.

O quotidiano pessoal surge reenviado ao espaço social colectivo, e a insistente presença de um e de outro são reflexivamente interrogadas pela materialidade da língua e da escrita. Estas são, por vezes, objecto de operações de fragmentação e constelação gráfica, mas também de experimentação narrativa.

Leia também...

António Canavarro inaugura ciclo de exposições de artes plásticas

Uma exposição de pintura de António Canavarro, com curadoria de Fernanda Narciso,…

Escultura memorial da “Praça da Jorna” vai ser inaugurada no Largo do Rossio

O Município da Azambuja vai inaugurar a 13 de Maio um memorial…

Confraria da Espiga avança no concelho da Chamusca

Na Quinta-Feira de Ascensão, dia 30 de Maio, o Município da Chamusca…

“O património não é uma velharia. É condição de futuro”

Jorge Custódio, professor, arqueólogo, historiador e museólogo, é uma das figuras incontornáveis…