Foto: PCD

O jogador de dardos José de Sousa venceu o Grand Slam 2020, na terça-feira, 24 de Novembro, em Coventry (Inglaterra), e tornou-se o primeiro português a conquistar um evento principal da Professional Darts Corporation (PDC).

O jogador natural da Chamusca derrotou na final o sétimo classificado da Ordem de Mérito da PDC, o inglês James Wade, e conquistou um prémio de 125 mil libras (140 mil euros), além de ascender ao 16.º lugar do ‘ranking’ que contabiliza os resultados do ProTour nos últimos dois anos.

Trata-se do melhor resultado de sempre do jogador, de 46 anos, que apenas há dois anos se dedicou à modalidade a tempo inteiro, depois de conquistar o cartão do ProTour.

“Foi uma grande diferença na minha vida. Há cinco anos, estava sentado no sofá a ver estes jogadores na televisão e a desejar um dia poder chegar aqui e jogar com eles. E olhem para mim! Ganhei o Grand Slam! Um sonho tornado realidade. É fantástico”, disse José de Sousa em declarações à transmissão da PDC, instantes após erguer o troféu.

Sousa qualificou-se para o Grand Slam 2020 por via da vitória no European Darts Grand Prix, em outubro, e terminou a fase de grupos do torneio disputado em Inglaterra no segundo lugar, com duas vitórias (5-4 ao polaco Krzysztof Ratajski e 5-1 à inglesa Lisa Ashton) e uma derrota (5-2) frente ao inglês Michael Smith.

Depois de vencer o ‘qualifier’ Dave Chisnal por 10-7, nos oitavos de final, voltou a cruzar-se com o quarto classificado da Ordem de Mérito PDC, mas desta vez levou a melhor sobre Michael Smith por 16-14.

Nas meias-finais, o jogador que representa a Phioenixdarts desde agosto bateu por 16-12 o conceituado jogador australiano Simon Whitlock, que chegou ao Grand Slam 2020 como ‘qualifier’.

Conhecido no circuito como o ‘The Special One’ português, pelo seu percurso fulgurante nos últimos dois anos, José de Sousa conquistou, desta forma, o primeiro evento televisionado na sua carreira, que junta ao European Darts Grand Prix conquistado em outubro, na Alemanha, e aos Players Championship de Barnsley e Dublin em 2019.

Leia também...

A festa da subida à Liga 3 da União de Santarém (c/vídeo)

A União Desportiva de Santarém conseguiu este domingo o apuramento para a Liga 3 ao empatar sem golos em Alverca do Ribatejo. Na chegada…

Vitória Clube de Santarém organiza primeiro torneio de Teqball da cidade

O Vitória Clube de Santarém abriu, no passado sábado, 15 de Agosto, as portas da sua sede para, no espaço exterior, dar início da…

União de Santarém termina 1ª fase da Liga 3 com empate frente ao Sporting B

A União Desportiva de Santarém terminou a primeira fase da série B da Liga 3 com um empate caseiro por 2-2 frente ao Sporting…

Atleta dos “Caixeiros” brilha no Circuito Mundial 

A atleta Zsófia Dezsényi, actual número 9 do ranking mundial e pertencente à equipa de Teqball “Caixeiros” de Santarém, esteve em “grande destaque” no…